terça-feira, 1 de dezembro de 2015

A Fuga Das Galinhas (2000)

por Paulo Neto

Já credenciados pelos seus trabalhos de animação stop-motion, dos quais se destacavam as curtas-metragens e posterior série televisiva de "Wallace & Grommit", os britânicos Nick Park e Peter Lord estrearam-se nas longas metragens em 2000 com "A Fuga Das Galinhas" (no original "Chicken Run"), que viria a tornar-se o mais bem-sucedido filme de animação desse ano e a mais lucrativa longa-metragem de animação em stop-motion de sempre.



A história passa-se num galinheiro de Yorkshire que é uma espécie de gulag para galinhas, gerido pelo imbecil Mr. Tweedy e a pérfida Mrs. Tweedy. Esta, insatisfeita com a produção de ovos do galinheiro, decide mudar de negócio e produzir tartes de galinha e para tal encomenda uma monstruosa máquina.
Ginger é uma galinha que está sempre a elaborar planos para escapar ao galinheiro e ao jugo dos Tweedy, mas cujos planos saem sempre furados. Um novo plano de fuga torna-se ainda mais urgente quando Ginger descobre o plano dos Tweedy para transformar as galinhas em tartes. 
Um dia, Rocky, um galo americano aterra no galinheiro partindo a asa. Fascinada pelo seu voo, Ginger pede-lhe ajuda para ensinar as galinhas a voar e assim escapar ao galinheiro e ao destino de serem feitas em tarte. No entanto, Rocky é na verdade um galo de circo que foi parar ao galinheiro ao ter sido disparado de um canhão. Rocky mantém a farsa até ter a asa curada, decidindo fugir secretamente. Mas acabará por voltar para ajudar Ginger e as galinhas a construir um avião para a sua grande evasão.




Outras personagens marcantes do filmes são Babs, uma volumosa e pouco inteligente galinha sempre a tricotar, Mac, a galinha que é a engenhocas residente, Fowler, o veterano galo que já foi mascote da Força Aérea Britânica, Bunty, a maior poedeira do galinheiro, sempre céptica quanto aos planos de Ginger, e Nick e Fletcher, dois ratos contrabandistas a quem Ginger compra peças para os seus planos.

Na sua versão original, "A Fuga Das Galinhas" contou com vozes de Julia Sawalha (Ginger), Mel Gibson (Rocky), Miranda Richardson (Mrs. Tweedy), Imelda Staunton (Bunty) e Jane Horrocks (Babs). Na dobragem portuguesa, Paula Fonseca, Filipe Duarte e Isabel Ribas fizeram parte do elenco. 

Com um notável trabalho de dobragem, uma boa mescla de humor e acção e o toque especial de Park e Lord que tinha feito sucesso em "Wallace & Grommitt", "A Fuga Das Galinhas" fez sucesso junto da crítica e do público, agradando a miúdos e graúdos. Nick Park e Peter Lord cimentaram o seu prestígio como um dos maiores mestres da animação da sua geração e posteriormente a sua produtora, a Aardman, criou mais longas-metragens de sucesso como "A Maldição do Coelho-Homem", "Por Água Baixo" e "Arthur Christmas", além de mais outra mítica série, "A Ovelha Xoné", onde se pode ver alguns elementos de "A Fuga Das Galinhas".


O filme também gerou um jogo para a Playstation, Dreamcast e GameBoyColor.

Trailer:


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

1 comentário:

  1. tem ate um jogo muito divertido desse filme https://www.youtube.com/watch?v=AO3nAoNa5Pc

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...