sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Blocos Publicitários SIC (Dezembro de 1994)


por Paulo Neto

De vez em quando, aqui na Enciclopédia, gostamos muito de recordar a publicidade de outros tempos. Como estamos em Dezembro, será interessante recuar até 1994 e analisar cinco vídeos de blocos publicitários da SIC em Dezembro desse ano (cortesia, como é habitual, do canal Lusitania TV). Estes blocos do domingo de 4 de Dezembro de 1994 e se hoje por hoje, já a meio do mês de Novembro se vêem nas nossas televisões anúncios publicitários explicitamente alusivos à época natalícia, nestes vídeos ainda são poucas as referências a essa quadra. Não obstante, muitos destes anúncios já visavam a época natalícia, uma vez que anunciavam os típicos produtos que muita gente espera receber no sapatinho a cada Natal - perfumes, bebidas, relógios, discos, jogos de tabuleiro. Confesso que não me lembrava de vários destes anúncios mas assim que os vi, vieram-me logo as memórias.
ACTUALIZAÇÃO: Os vídeos aqui apresentados neste texto não são do canal Lusitania TV (cujo conta original foi apagada pelo YouTube) mas sim do canal de Ricardo Loureiro. Estes blocos publicitários foram transmitidos pela SIC ao longo da emissão do filme "Força Destruidora".





0:00 O famoso anúncio do Passport Scotch sob luz verde que já passava nas televisões desde o início da década. Desta vez, a mítica música do anúncio - "Moments In Love" dos The Art Of Noise - surgia numa versão techno.
0:17 Anúncio ao filme de 1989 "Perigosa Sedução", um sensual thriller com Al Pacino e Ellen Barkin e realizado por Harold Becker, que iria ser exibido no dia seguinte em "Noite De Estreia", o espaço de cinema da SIC para as noites de segunda-feira. (Bons tempos!
0:56 "Noite de Estreia" essa, que era patrocinada por Toyota Corolla com ar condicionado.
1:01 Na altura, a SIC costumava exibir ocasionalmente em horários mais tardios alguns importantes combates de boxe. Este opôs Riddick Bowe contra Larry Donald e como se pode ver, mesmo antes de subiram ao ringue, os dois já tinham tido cenas de pancada. Podem ver AQUI a transmissão da SIC desse combate. 
1:25 Anúncio em animação ao BNC, Banco Imobiliário
1:32 Um aventureiro algures em África perfuma uma carta à sua namorada com o seu desodorizante Savane e o resultado é tal que a rapariga dá pulos de alegria quando a recebe. "Savane, ela adora!"
1:53 Baume & Mercier, prestigiada marca de relojoaria suíça, num simples anúncio a preto e branco. "Baume & Mercier et moi!"
2:07 Ela é dinamarquesa. É suave, pura, boa! É a cerveja Faxe, cujo logótipo estava na altura estampado nas camisolas do Sporting. 
2:15 A nova lâmina Protector Wilkinson é "tão afiada que tem de estar atrás de grades". Mas como um anúncio à barba que se preze tem de ser um ode à virilidade, nada como ilustrar o anúncio do que o mítico tema "It's A Man's World".
2:36 Gosto sobretudo da parte em que um grão de arroz é dissecado e vaporizado neste anúncio ao arroz Uncle Ben's.
2:50 Eis um daqueles anúncios a perfumes que elevavam a fasquia da virilidade a alturas impossíveis, desta feita à fragrância Cool Water de Davidoff, onde o modelo Brian Buzzini é visto ora a nadar no mar ora a passear sem camisa por uma doca até receber um enorme bloco de gelo com o frasco do perfume lá dentro. Recordo-me também da canção, escrita propositadamente para o anúncio, e a voz cavernosa que a interpreta é do francês Lucien Zabuski a.k.a. Zabu. 
3:21 Um anúncio onde se vê um relógio Parsifal a ser montado, uma obra de outra prestigiada casa relojoeira suíça, Raymond Weil.
3:51 Vinte anos antes de Ricardo Salgado e companhia terem desmoronado o centenário Banco Espírito Santo, um anúncio à Conta Poupança Habitação com um fila de interminável de porquinhos mealheiros. Outros tempos…
4:01 Numa estação de comboio, uma jovem mulher pega por engano numa mala que não a sua, que tem lá dentro uma máquina de barbear Braun Flex Control. Depois percorre o comboio em busca do dono da mala e da máquina, até encontrar um cavalheiro tão bem barbeado que só pode ser ele. 
4:31 Para rivalizar com os já aqui anunciados Trivial Pursuit e Pictionary, surgia na altura o jogo Gestos que pôs muita gente a explicar palavras só por gestos. Gosto particularmente de como a senhora do anúncio tenta explicar a palavra "vampiro".
4:51 Já vimos este anúncio ao Porto Offley neste texto sobre blocos publicitários de 1991. Mas três anos depois, este anúncio, onde um homem de blazer verde e uma mulher de blusão de cabedal trocam olhares numa elegante vernissage enquanto bebericam um cálice de vinho, continuava em força. 
5:22 Algures em Itália, um padre fica estupefacto quando vê à porta da igreja uma fila de jovens mulheres com ar embaraçado para a confissão. Mas o sacerdote deduz logo o pecado delas: "Tuscany per Donna" de Aramis.
5:46 O mais famoso anúncio aos deliciosos chocolates Guylian, onde algumas beldades surgiam como sereias estilizadas enquanto uma voz entoava de forma sibilina o nome da marca.      
6:08 Uma versão mais abreviada do anúncio da Braun Flex Control
6:27 Anúncio à segunda (e última) temporada do programa "Perdoa-Me" que iria estrear nessa semana e que marcou a estreia em televisão de Fátima Lopes.
6:58 Mais outro vistoso anúncio a perfumes, desta vez à colónia "Cool" de Vert Sauvage com uma piscina em forma do frasco.
7:13 Uma versão abreviada do anúncio à DHL, que veremos na íntegra já a seguir.
7:19 Eis então o anúncio à companhia de entregas internacionais DHL, onde um funcionário deixa a sua secretária e transforma-se num raio percorrendo o mundo até chegar a um laboratório algures na Ásia. Tudo isto ao som de uma versão modernizada do clássico "Ain't No Mountain High Enough".   
       
   




0:00 Hoje muito se se queixa que as nossas televisões insistem em bombardear-nos com incontáveis números 760, mas nos anos 90 qualquer desculpa era boa para criar uma linha de valor acrescentado: chamadas eróticas, concursos, leituras de astrologia e tarot, cujos resultados podiam ser bem dispendiosos. É o caso deste misterioso "teste de personalidade amorosa" relativo ao programa "All You Need Is Love" que cobrava 173$50 por minuto (cerca de 87 cêntimos).
0:12 "É impensável que um governo, a começar no primeiro ministro [Cavaco Silva] e acabar no Dr. Fernando Nogueira tenha conseguido dizer uma concentração de disparates. (…) Com todo o respeito que merecem as pessoas e os cargos, disparates!" Pois é, em 1994, o comentário político nacional já tinha os seus momentos acirrados. Tudo isto no programa Flashback, que devia ser A Quadratura Do Círculo da altura (até tinha o Pacheco Pereira!). O programa ia para o ar às segundas-feiras depois da meia-noite.
0:48 Outro programa de informação e debate da altura na SIC era "Terça À Noite", conduzido por Miguel Sousa Tavares. Naquela semana um tema ainda hoje fracturante: a Igreja Católica e a sua posição contra o matrimónio dos padres, o sacerdócio das mulheres, a comunhão dos divorciados, o planeamento familiar e o aborto.
1:10 "Terça À Noite" tinha o patrocínio dos já referidos relógios Raymond Weil.
1:16 Um interessante desvio aos anúncios de produtos para a barba cheios de testosterona, com um homem a fazer cara assustada face à possibilidade de lhe passarem aftershave pela cara, imaginando a sensação de ter um monte de alfinetes no rosto. Felizmente que o aftershave/bálsamo Nivea For Men Sensitive não irritava a pele, ainda mais aplicado por duas cuidadosas mãos femininas.
1:31 Um anúncio à 7Up com a mítica personagem Fido Dido. Cansado de arrastar um cubo de gelo gigante pelo deserto, Fido decide esperar deitado numa espreguiçadeira que o sol derreta o cubo para chegar à cobiçada lata de 7Up. 
2:02 Na altura, ter um fax ainda era ter o máximo da tecnologia de telecomunicações e por isso, fazia sentido uma edição das Páginas Amarelas de Fax
2:11 As pastilhas Orbit surgiram no início dos anos 90 como indicadas para mascar depois de comer para evitar os ataques dos ácidos que provocam cáries. Embora ainda eu costume ver essas pastilhas à venda em cafés e supermercados, creio que há muito que não são anunciadas na televisão.
2:18 Um excerto do mítico filme português "O Pátio Das Cantigas" é utilizado pelo Instituto de Comunicações de Portugal para prevenir contra os ruídos de chamadas de telefones não aprovados por este organismo. 
2:38 Ah os vistosos anúncios a bebidas alcoólicas, dando a ilusão que beber desses néctares era como entrar num mundo cheio de glamour (quando na realidade é aquilo que se sabe). É o caso deste reclame ao Martini Rosso, onde se destaca uma beldade de vestido vermelho que primeiro surge a dar uma tacada de golfe num cubo de gelo no meio de um bar chique (enfim, coisa que deve ser muito habitual nesses lugares) e depois com alguém a colocar-lhe um colar de cubos de gelo que não tardam a derreter pelo decote abaixo.
3:10 Eis um clássico das prendas de Natal: o Old Spice! Este anúncio em particular, embora tenha todos os elementos dos anúncios da marca - a Carmina Burana e alguém a fazer algo extremamente viril como manobrar um barco em plena tempestade marítima, inovava por apresentar uma nova variedade que refrescava a pele ao invés do habitual ardor pós-barbear, ilustrando com chamas e blocos de gelo.
3:40 Numa esplanada, uma bela loura e um cavalheiro bem-parecido trocam olhares. Mas o momento é estragado quando um típico turista de câmara de vídeo e camisa havaiana se senta na mesa entre os dois, Como livrar-se deste energúmeno que teve a desfaçatez de interromper o engate? Rasgar o invólucro de tablete de chocolate da Cadbury que faz o turista desaparecer magicamente deixando o parzinho à vontade para iniciar o idílio. (Pessoalmente, acho que foi um demasiado duro castigo para o pobre do turista…)
4:00 Embora lá perpetuar mais uma vez uns quantos estereótipos neste anúncio ao Citroen AX com um japonês em lindas figurinhas. Destaque no final para a grande patada que o senhor dá no carro e como a viatura se livra imediatamente da amolgadela deixada. 
4:31 O famoso anúncio do Scattergories, o jogo que transformou o mítico jogo do Stop num produto comercial, em que um jogo entre amigos fica dependente dos caprichos do dono do jogo, que teima que barco é um animal aquático e uma pulga é um animal de companhia. Esta é porém uma nova dobragem, pois lembro-me que na dobragem portuguesa original havia alguém a dizer "É giro, giro, giro!" em vez de "É tão divertido!". 
5:00 A Pescanova tinha na altura como mascote o Dom Camarão, um camarão tão aristocrático que até usava cachecol (o que faz todo o sentido para um crustáceo que vive em águas tropicais) e um corpinho rijinho de tanto levantar halteres.
5:20 Uma senhora de porte altivo descobre da pior maneira a potência de sucção dos aspiradores Hoover
5:36 Porquê algodão quando pode ter seda? Não, não falamos de roupas, mas sim do sedoso sabor do chocolate Dove. Outra marca que ainda se vê muito à venda, mas que já há algum tempo que não tem anúncios televisivos.
5:45 O chefe, os futuros sogros e a ex-psicóloga do Eduardo enaltecem a seriedade e a formalidade dele, mas mal sabem eles como o Eduardo se liberta quando joga Party & Company. Os jogos de tabuleiros para adulto estavam em alta na altura.
6:06 Um eterno must em situações de azia: as pastilhas Rennie
6:21 Publicidade ao programa "Destino X", um concurso apresentado por Teresa Guilherme em que a primeira parte era num estúdio em Portugal e a segunda parte num apetecível destino turístico, que na altura ia para o ar nas noites de terça-feira. Nesta semana, o destino internacional era Hong Kong.
6:48 Destino X era patrocinado por Carlsberg.




0:00 Outro programa muito popular da SIC na altura era "Cenas De Um Casamento", apresentador por Guilherme Leite e onde casalinhos casadoiros documentavam a sua cerimónia de matrimónio e os devidos preparativos para todo o país ver. Nesta promo, Guilherme Leite advertia que o programa ia agora fazer uma pausa na exibição mas que uma nova temporada estava já em andamento e a admitir novas candidaturas ao programa. 
0:40 Nos estúdios da SIC, Conceição Lino surge numa promo ao "Praça Pública", um dos mais marcantes programas dos primórdios da SIC. Aqui, Conceição Lino relata o bizarro caso de duas famílias (ao todo 16 pessoas) que partilhavam a mesma casa mas cada família pagava uma renda diferente à Câmara de Lisboa. 
1:02 Num paraíso em tons esverdeados, uma Eva é surpreendida por Adão em posse não de uma maçã, mas de um frasco do perfume "Eden" de Cacherel (o mesmo dos clássicos "Anaïs Anaïs" e "Lou Lou"). Acho que foi a única vez que vi uma recriação do Jardim do Éden em que o Adão tinha cabelos mais compridos que a Eva. 
1:23 Neste anúncio ao whisky William Lawson's, um homem muito bem-parecido com uma lábia descomunal e um poder de persuasão consegue infiltrar-se num festa muito chique e exclusiva e engatar uma elegante mulher aí presente, dizendo-se amigo de William Lawson. (Espera aí! Este actor não é o mesmo do anúncio da máquina barbear da Braun? Este tipo é que as sabe todas!)   
1:53 Um clássico anúncio dos pensos higiénicos Reglex, que senão estou em erro, já vinha de finais dos anos 80, mas que continuava a ser exibido em 1994. 
2:14 Uma típica mulher nineties, tão dinâmica no trabalho como na lida da casa já escolheu: é Candy. (Sempre achei um nome curioso para uma marca de eletrodomésticos.
2:34 Um maratonista está preocupado que as pilhas do discman dêem o berro antes de completar o percurso. Mas o discman ganha forma de cara humana e, indignado, garante que tal não acontece porque tem Pilhas Energizer. Pilhas, pilhas, pilhas, pilhas, pilhas de energia. 
2:55 Enquanto o whisky Jack Daniel's fica a envelhecer nas pipas, os trabalhadores da destilaria entretêm-se a jogar à malha com rolhas. (Adoro o sotaque sulista da voz-off). 
3:25 De novo o anúncio ao BNC do vídeo anterior. 
3:31 Mais outro jogo que surgiu recentemente no mercado nacional: o Tabu, onde era preciso explicar uma palavra sem mencionar um conjunto de palavras proibidas. No anúncio, uma senhora (com voz de Rita Blanco na dobragem) explica a palavra "vulcão" e regozija-se quando acertam! 
3:51 Na minha infância ouvi várias vezes a história do rei Midas que transformava em ouro tudo o que tocava, mas nunca soube da história de um whisky que transformava tudo em ouro por onde escorria. Mas é o que sucede neste anúncio ao whisky Ballantines Gold Seal 12 anos.
4:21 Um dos mais famosos anúncios aos chocolates Baci, uma das mais célebres alternativas aos indiscutíveis Ferrero Rocher e Mon Chéri: um garoto substitui um brinco da sua mãe por um bombom.
4:31 Um anúncio sexy, cheio de homens e mulheres muito sexy, em situações bastante sexy para aos produtos da Jovan Musk. Não se aguenta de tão sexy que é.  
4:52 Como já referi no respectivo cromo, a editora Vidisco apostava em grande no mercado natalício com duas colectâneas de dance-music, uma delas sendo o Supermix, que na altura ia no nono volume.
5:00 A fraca luz de um relógio normal é comparada com a de um relógio com luminosa Indiglo Night Light da Timex.
5:10 Finalmente uma referência natalícia num anúncio em animação da Super Bock onde linhas brancas desenham vários motivos natalícios para terminarem com os votos de um Feliz Natal e um Super 1995.
5:35 Um homem engravatado desfruta de todas as condições do Toyota Carina E, sobretudo dos bons travões que o impedem de chocar contra uma carrinha que surge de repente. 
6:05 Mais uma promo à nova temporada do programa "Perdoa-Me", desta feita com Fátima Lopes em plena Rua Augusta com um ramo de flores na mão. E que nostalgia quando Fátima refere a morada que termina com "Lisboa Codex"! (O que terá acontecido aos Codexes das moradas com apartados? Mais uma daquelas coisas que durante tanto tempo tomámos como certas e que desapareceram sem darmos por isso.)






0:00 Uma beldade de húmido cabelo encaracolado exclama: XS, um perfume de Paco Rabanne.
0:05 Um simpático cardume de peixinhos coloridos ilustra este anúncio das Soluções de Poupança do BPA
0:37 Um dos famosos anúncios do detergente Tide em que o actor Paulo Matos percorria o país em busca de utilizadores do dito detergente, como é o caso da jovem mulher que aparece neste anúncio. O que eu não me lembrava era da famosa gimmick em que Paulo Matos tentava convencer as pessoas a trocarem o Tide por duas caixas de outro detergente.
1:22 Outra vez o anúncio aos Relógios Parsifal
1:32 Como já falei no respectivo texto, o programa "All You Need Is Love", uma das grandes estreias da época da rentrée na SIC nesse ano de 1994, teve direito a uma colectânea com doze canções sobejamente conhecidas. Neste anúncio, podemos ver e ouvir que entre os temas incluídos no disco estavam "Eternal Flame" das Bangles, "I'm Not In Love" dos 10cc, "Last Christmas" dos Wham!, "Baby I Love Your Way/Freebird" dos Will To Power e o tema do programa interpretado por Pedro Miguéis.
1:52 Outra vez o anúncio aos aspirados Hoover
2:08 Breve anúncio ao Ford Fiesta Cayman, que na altura custava 1750 contos (cerca de 8750 euros)





0:00 O espaço de meteorologia da SIC, apresentado por Maria João Pinheiro.
2:18 De novo o anúncio ao perfume Cool de Vert Sauvage
2:48 José Carlos Malato anuncia que as apresentadoras da meteorologia da SIC eram vestidas por Don Algodon. Recordo-me também do Malato dizer que as mesmas eram vestidas por Augustus, Alain Manoukian ou Mexx.
2:53 De novo a promo ao programa "Terça À Noite" e o debate sobre a Igreja Católica.
3:22 Um pivot de informação anuncia uma cura para a SIDA. Mas esperem aí! É o Luís Represas! Sim, o conhecido cantor era o próximo convidado do programa "O Senhor Que Se Segue" que ia para o ar nas terças-feiras e onde a cada semana quatro mulheres - Paula Moura Pinheiro, Clara Ferreira Alves, Laurinda Alves e Rita Blanco - entrevistavam um convidado masculino.
3:59 "O Senhor Que Se Segue" era patrocinado por Passaport Scotch
4:05 José Carlos Malato de novo, desta vez dando voz a este passatempo telefónico dedicado ao futebol, "Remate Você", onde os telespectadores são convidados a adivinhar como termina um remate de um jogo da liga francesa, habilitando-se a ganhar prémios Inoxcrom. 
4:36 E nem de propósito, vem de seguida um anúncio onde as canetas Inoxcrom acompanham as várias etapas de uma vida. 
4:56 Colóquio sobre a pintura portuguesa no século XV no Museu Nacional de Arte Antiga, uma das últimas iniciativas de Lisboa como a Capital Europeia da Cultura de 1994.
5:06 Anúncio de campanha antitabagista onde os lábios animados que sustêm um cigarro tentam cantar "Besame Mucho" mas não podem por causa do forte catarro. E depois a afirmação: beijar uma miúda que fuma é como lamber um cinzeiro.
5:37 Este anúncio a uma linha telefónica de Tarot não era protagonizado pela lendária Alcina Lameiras mas a jovem que a promove manifestava a mesma confiança de que o tarot seria capaz de fazer mudar a vida por apenas 173$50 por minuto.  
5:55 Para resolver problemas de motores perros ou porcas calcinadas, nada como vaporizar os sprays Bala! Gosto sobretudo do plano onde se vê uma senhora a encavalitar-se em cima de uma alavanca tentado em vão fazer girar uma das porcas de um pneu do carro.
6:10 Mais uma sugestão discográfica: Eugénia Melo e Castro canta Vinícius de Moraes. Um disco com as participações de Wagner Tiso, Adriano Jordão, Egberto Gismonti, Eduardo Álvares e Tom Jobim himself.
6:31 De novo a promo à exibição do filme "Perigosa Sedução".


Como bónus eis o "Último Jornal" desse dia, conduzido por Rodrigo Guedes de Carvalho. Nas notícias desse dia: um diferendo entre o então Presidente da República  Mário Soares e o então Ministro da Defesa Fernando Nogueira, os 3 anos do naufrágio do Bolama, as guerra na Bósnia-Herzegovina e na Tchetchénia, um tiroteio numa discoteca em Estocolmo, maus-tratos aos lobos no Alaska e a vitória de Portugal sobre a Espanha na final do Europeu de hóquei em patins no Funchal. 




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...