terça-feira, 19 de janeiro de 2016

David Bowie "Absolute Beginners" (1986)

por Paulo Neto

Na semana passada, a morte de David Bowie surpreendeu o mundo inteiro, que assim perdia um dos músicos mais inovadores e brilhantes de sempre. O falecimento do artista britânico de seu verdadeiro nome David Robert Jones impôs uma redescoberta do seu extenso e variadíssimo repertório e nas redes sociais, muitos quiseram partilhar as suas canções preferidas de Bowie. No meu caso, o tema de David Bowie que mais me marcou, e que considero o meu favorito pessoal, não é dos seus hits mais recordados mas trinta anos depois ainda me arrepia como da primeira vez que o ouvi.  



Os anos 80 viram David Bowie na sua fase assumidamente mais comercial e acessível, onde somou hits como "Let's Dance", "China Girl", "Modern Love" e os duetos com os Queen em "Under Pressure" e com Mick Jagger numa versão de "Dancing In The Streets". Ao mesmo tempo, Bowie alargava o seu interesse pela representação e teve várias incursões na sétima arte. Por exemplo, formando com Catherine Deneuve um casal de vampiros insaciáveis em "Fome De Viver" (1983) ou na pele do Rei dos Gnomos em "Labirinto" (1986). Ou ainda no filme do qual esta canção era o tema principal.



"Absolute Beginners" (em português, "Absolutamente Principiantes"), um filme de 1986 realizado por Julien Temple, então conhecido pelo seu trabalho como realizador de videoclips, era uma adaptação do romance de 1959 de Colin McInnes, que retratava as transformações sociais da Inglaterra do final dos anos 50, onde surgiu a primeira geração de adolescentes tal como hoje se entende esse conceito. No livro, o nome da personagem principal nunca é mencionado pelo que no filme optou-se por dar ao protagonista o nome do autor do livro, Colin, desempenhado por Eddie O'Connell. Um jovem fotógrafo de 18 anos, Colin capta com a sua objectiva toda a ebulição cultural em Londres onde se notam as primeiras influências da comunidade de imigrantes africanos e caribenhos. Colin é apaixonado por Crepe Suzette (Patsy Kensit), uma aspirante a estilista que renuncia a esse amor para concretizar as suas ambições. Colin decide então subir na vida para reconquistá-la e acaba por se envolver nos esquemas do bem-falante Vendice Partners (David Bowie). Mas só durante os motins de Notting Hill causados pelos conflitos raciais entre os imigrantes negros e um grupo supremacista branco que os dois jovens recuperam o amor entre ambos. Do elenco fizeram ainda parte nomes como James Fox, Mandy Rice-Davies e Robbie Coltrane e músicos como Ray Davies dos Kinks e a cantora Sade Adu. Na altura, o filme foi um fracasso comercial e considerado um dos flops que, juntamente com "A Missão" e "Revolução", na altura quase arruinaram a indústria cinematográfica britânica. Eu vi o filme na universidade, na cadeira de Cultura Inglesa, e concluí que o filme sofria de querer ser muita coisa (musical, drama, comédia, romance de época) e acaba por não ser nada de concreto.   




O melhor do filme é sem dúvida a banda sonora, que tal como em "Dirty Dancing", misturava de forma inesperada mas eficaz, música do passado (neste caso, anos 50) com música claramente dos anos 80. Além do tema-título, David Bowie ainda atirava-se a uma versão do clássico italiano "Volare (Nel Blu Dipinto Di Blu)"
Porém o ponto alto da banda sonora é mesmo "Absolute Beginners", que aparece no genérico inicial do filme e onde a voz de Bowie surge sóbria e segura nas estrofes para explodir no refrão esmagador, secundada pela voz feminina de Janet Armstrong, terminando num excelente solo de saxofone. (E na percussão estava nada mais nada menos que Luís Jardim!).
Também recordo do videoclip a preto e branco onde David Bowie segue no encalço de uma misteriosa mulher-zebra, enquanto passam cenas do filme a cores. Recordo-me bastante de ver esse videoclip no programa "Countdown", em alguns tapa-buracos e nos programas matinais da RTP do início dos anos 90.    

Trailer "Absolutamente Principiantes":



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...