segunda-feira, 2 de maio de 2016

“1492: Cristóvão Colombo” (1992)


Podia jurar que em Portugal o filme “1492: Cristóvão Colombo” tinha estreado com a tradução directa de “1492 - A Conquista do Paraíso” do original “1492: Conquest of Paradise”, mas isso deve ter acontecido devido à grande quantidade de revistas brasileiras que eu consumia nos anos 90, ou a cada uma das vezes dos milhões que o videoclip passava na TV ter o nome do filme em inglês.



E falando no videoclip, só mesmo quem viveu numa caverna durante a década de 90 não foi exposto a “Conquest of Paradise”  este grandioso tema de Vangelis (Blade Runner, Momentos de Glória) acompanhado de imagens do filme. Em Portugal existe uma relação diferente com esta música, que desde 1995 ficou associada à campanha eleitoral de António Guterres e o Partido Socialista. Acredito que esta sobre-exposição do tema acabou por estragá-lo para muitos, como estragou para mim…Vá, ainda me dá arrepios ver o vídeo …




A película foi uma dirigida por Riddley Scott (Alien, Gladiador, Blade Runner), com Gerard Depardieu a encabeçar o elenco da co-produção europeia e norte-americana, uma epopeia sobre a figura mais famosa dos Descobrimentos, Cristóvão Colombo, o navegador genovês (ou português, ou outras nacionalidades, conforme a teoria da conspiração que preferirem) que “descobriu” as Américas 500 anos antes da estreia do filme. Na estreia (23 Outubro 1992) nos EUA, além das maioria de críticas negativas, o público nas salas nem deu para cobrir o orçamento gasto. E mesmo com as bilheteiras do resto do Mundo quase não se recuperava o investimentos de certa de 47 milhões de dólares….
Segundo o IMDB o filme desembarcou na nossa costa a 20 de Novembro do mesmo ano.

Trailer de “1492: Cristóvão Colombo”:


Curiosamente, nesse ano ainda houve outro filme da mesma temática “Cristóvão Colombo: A Descoberta” realizado por John Glen e com Georges Corraface como Colombo e Marlon Brando como Torquemada, e que estreou um mês antes do de Riddley Scott.

Baseado no texto publicado originalmente no Tumblr da Enciclopédia de Cromos: “1492: Cristóvão Colombo”.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...