sábado, 4 de junho de 2016

"Heaven Is A Place On Earth" Belinda Carlisle (1988)

por Paulo Neto

Nos anos 80, no que dizia respeito a cantoras, Madonna era de longe a minha número 1, com apenas Tina Turner a aproximar-se razoavelmente. Mas em 1988, houve uma ruiva que ameaçou como nunca antes alguém conseguira o trono da loura material girl. E o seu nome era Belinda Carlisle e tudo graças a uma canção tão esmagadora que depressa se tornou um dos hinos do final da década.
Curiosamente, entre Madonna e Belinda existem alguns elos de ligação, a começar pelo facto que vieram a este mundo num espaço de menos de 48 horas: Belinda Carlisle nasceu a 17 de Agosto de 1958, precisamente um dia de depois de Madonna.



Belinda iniciou-se na música na cena punk de Hollywood e em 1978 formou as Go-Go's, uma das primeiras bandas rock femininas, que no início dos anos 80 alcançaram sucesso com hits como "Our Lips Are Sealed", "We Got The Beat" e "Vacation". Mas se aparentemente elas tinham imagem de meninas alegres e marotas, nos bastidores as Go-Go's tinham fama de grandes malucas, vivendo a máxima de sexo, drogas e rock & roll tão intensamente como as bandas de homens. (Existe mesmo um vídeo filmado num hotel em Atlanta onde se vê  Belinda Carlisle a forçar um fã embriagado a masturbar-se e a baixista Kathy Valentine a seviciar um roadie desmaiado.)



Após o fim das Go-Go's em 1985, um encontro com o futuro marido Morgan Mason, filho do actor James Mason, fez com que Belinda Carlisle deixasse as drogas e desse os primeiros passos numa bem sucedida carreira a solo. O primeiro disco a solo, "Belinda" teve algum sucesso na América do Norte, mas foi com o álbum seguinte "Heaven On Earth" que alcançou sucesso mundial, muito por culpa da épica faixa com título semelhante "Heaven Is A Place On Earth".



Escrita por Rick Nowels e Ellen Shipley, o tema arrancava com o refrão cantado quase em acapella: "Oooh baby, do you know what that's worth?/ Ooh heaven is a place on earth. /They say in heaven, love comes first,/ we'll make heaven a place on earth./ Ooh heaven is a place on earth." e terminava com o dito cujo numa obrigatória e apoteótica key change, com Belinda pelo meio a cantar os níveis celestiais provocados por uma nova paixão. Entre as vozes do coro estão Michelle Phillips dos The Mamas & The Papas e a célebre compositora Diane Warren.



E se a canção por si só já fazia tremendo impacto, o videoclip também era marcante. Realizado pela actriz Diane Keaton, a obra tinha tanto de romântica e fofinha como de dark e bizarra, alternando imagens de Belinda em demonstrações de afecto com o marido Morgan Mason e as de miúdos com máscaras e estranhas batinas segurando globos terrestres insufláveis.

"Heaven Is A Place On Earth" foi um sucesso mundial, atingindo o n.º 1 nos Estados Unidos, Reino Unido, Irlanda, Noruega, Nova Zelândia, Suécia, Suíça e África do Sul e foi nomeada para um Grammy.


O single seguinte "I Get Weak" era igualmente poderoso, cimentando a minha condição de fã de Belinda Carlisle. O videoclip também foi realizado por Diane Keaton e o bonitão pelo qual todo o mulherio do vídeo literalmente cai para o lado é o modelo Tony Ward, que também se fez notar em "Justify My Love" de Madonna. (Infelizmente o mais parecido que existe no Youtube é esta montagem com imagens do videoclip ao som de uma gravação ao vivo do tema.)







O terceiro single, "Circle In The Sand", seguia por outra linha, a da balada midtempo, mas rapidamente tornou-se uma das canções mais amadas do repertório de Belinda (ao ponto de por exemplo foi incluída no jogo "Grand Theft Auto V"). Tirando alguns detalhes, o respectivo videoclip ainda hoje parece algo que podia ser feito hoje. 




Depois de "Heaven On Earth", seguiram-se mais quatro álbuns de originais entre 1989 e 1996 e dois álbuns "best of". Mas desde então tem sido raro o material editado por Belinda Carlisle: além de uma breve reunião das Go-Go's em 2001, apenas editou em 2007 o álbum "Voilá" com standards da canção francesa, a que não é estranho o facto de ela e a sua família viverem entre os Estados Unidos e o sul de França desde 1994. No entanto, Belinda nunca deixou de dar concertos. Por exemplo em 2009 foi um dos cabeças de cartaz, juntamente com Kim Wilde e Rick Astley, de um festival de velhas glórias dos anos 80 que teve lugar no Pavilhão Atlântico. 
Belinda também é conhecida pelo seu activismo em favor do direito dos animais. 

Para terminar deixo mais três das minhas canções preferidas de Belinda Carlisle.

"Leave A Light On" (1989) do álbum "Runaway Horses"



"Live Your Life Be Free" (1991) do álbum do mesmo nome



"In Too Deep" (1996) do álbum "A Woman And A Man"


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...