sexta-feira, 22 de julho de 2016

"How Bizarre" OMC (1995)

por Paulo Neto

Existem canções que parecem mesmo feitas para o Verão. Sim, também poderão ser ouvidas num dia invernoso mas não é a mesma coisa. E nos anos 90, houve uma canção cujo sucesso correspondeu à transição do Verão do Hemisfério Sul para o Hemisfério Norte. Um percurso que poder-se-ia dizer algo...bizarro. 

OMC são as iniciais de Otara Millionaires Club, um nome irónico já que Otara é um dos subúrbios mais pobres de Auckland, a maior cidade da Nova Zelândia. O grupo era na sua essência formado pelos irmãos Phil e Pauly Fuemana, que vinham de experiências em bandas rock e colectivos de rap, e pelo produtor Alan Jansson. Porém, apenas Pauly dava a cara pelo grupo.



Em finais de 1995, lançaram o seu primeiro single "How Bizarre" que rapidamente tornou-se um hit na Nova Zelândia, ao ponto de terem de gravar um videoclip à pressa por meia dúzia de tostões para ter algo para enviar às televisões. No início de 1996, "How Bizarre" era n.º 1 na Nova Zelândia e na Austrália e quando o Verão desse ano chegou ao Hemisfério Norte, a atmosfera solarenga do tema não tardou a conquistar a Europa e América do Norte, chegando também ao n.º 1 dos tops de Áustria, Irlanda e Canadá.



No entanto, devo dizer que "How Bizarre" foi uma canção que me custou muito a assimilar: se por um lado gostava da parte instrumental, dos arranjos ao estilo mariachi e das partes da voz feminina, interpretadas por Sina Saipaia, irritava-me um pouco a voz de Pauly Fuemana, que soava como se estivesse a fazer um grande frete ao gravar a canção.

Capa do álbum

Apesar do álbum, também intitulado "How Bizarre", ter sido bem recebido pela crítico e ter sido platina nos Estados Unidos, todo o sucesso subsequente dos OMC ficou praticamente restringido à Nova Zelândia, nomeadamente o single de 1998 "Land Of Plenty". Entretanto Pauly Fuemana e Alan Jansson entraram em disputa em tribunal sobre os direitos de autor, onde o primeiro ganhou os direitos sob o uso do nome OMC. Porém em 2005, após a morte do irmão Phil Fuemana por ataque cardíaco, Fuemana e Janson fizeram as pazes e voltaram a fazer música juntos. O single de 2007 "4 All Of Us" teve a participação especial da actriz Lucy Lawless, a eterna Xena.

Infelizmente, o projecto terminou em 2010 com a morte de Pauly Fuemana aos 40 anos por uma doença crónica semelhante a esclerose múltipla a 31 de Janeiro desse ano. Em sua homenagem, "How Bizarre" foi reeditado e regressou aos tops na Nova Zelândia. 
Fuemana deixou o seu legado como um dos percursores do hip-hop e r&b polinésio e como um dos criadores de uma das canções que mais refrescaram o Verão de 1996 ao longo de todo o solstício planetário.

Pauly Fuemana (1969-2010)

"How Bizarre" foi considerada em 2001 a 34.ª melhor canção de sempre da Nova Zelândia e continua ser o maior êxito internacional de um artista daquele país, pelo menos até ao "Royals" de Lorde em 2013.

Outros temas dos OMC:


"On The Run"


"Land Of Plenty"






   

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...