quarta-feira, 7 de setembro de 2016

O Caminho das Estrelas 12 (1978)



Esta colecção da Agência Portuguesa de Revistas, com 35 números previstos na capa do verso, era a versão portuguesa da  edições norte-americanas da Gold Key (que perdeu a licença para a Marvel no inicio dos anos 80) das bandas desenhadas da clássica série em imagem real "O Caminho das Estrelas" ("Star Trek: The Original Series", estreou nos EUA a 8 de Setembro de 1966, até ao cancelamento em 1969). A maioria das 61 histórias tinha roteiros originais (e incongruências) em relação ao episódios da série de TV original. O número 12 que hoje nos ocupa é a tradução do número 16 da colecção americana, "Day Of the Inquisitors", história de 1972, literalmente traduzida para "O Dia dos Inquisidores", aquelas figuras simpáticas da história do fanatismo religioso.
Compare as capas:

A edição nacional acrescentou um planeta gigante no céu, decerto para garantir aos leitores que era uma BD do "Caminho das Estrelas" e não do "Príncipe Valente".
Mas, ao folhear o interior, mais surpresas: a versão yankee era colorida, enquanto a portuguesa era apresentada num glorioso...preto e branco.

Mas quando esta revista de 1978 me veio parar ás mãos - lá para os anos 90, no alfarrabista local - um dos aspectos que mais me chamou a atenção foi esta revista da velhinha Star Trek incluir publicidade para produtos derivados de êxitos de final dos anos 70: as adaptações a banda desenhada dos filmes "Encontros Imediatos do Terceiro Grau" e "A Guerra das Estrelas".
Creio que anteriormente a ter adquirido esta revista, já fazia parte da minha colecção o álbum gigante número 2 d'"A Guerra das Estrelas" (Star Wars).
No verso, a capa do número seguinte, o 13, "Choques Emocionais" ("The Brain Shockers", o número 11).


Como disse acima, além do conteúdo das revistas em si - uma aventura em que a tripulação clássica da Enterprise fica prisioneira num planeta com uma sociedade muito similar à Idade Média terrestre - o que mais me chamou a atenção foram algumas das publicidades. Podem consultar mais no álbum no Facebook da Enciclopédia de Cromos: "O Caminho das Estrelas 12 (1978) APR".
Vejam também as restantes capas, sinopses e descrições nos sites:


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...