quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Missão Impossível (1988-90)


Em 23 de Outubro de 1988 - entre a série original dos anos 60 e o começo da franquia cinematográfica encabeçada por Tom Cruise nos anos 90 - o agente reformado Jim Phelps aceitou regressar à acção e criar uma nova equipa da IMF (Impossible Missions Force).

Em finais dos 80 as tecnologias empregues pela equipa da “Missão Impossível” eram bastante avançadas (e algumas até irrealistas) mas permaneceram partes essenciais do mito da série original, como Jim Phelps (Peter Graves) a receber os detalhes da missão proposta, mas num pequeno disco óptico com vídeo incluído, em vez das tradicionais fitas e pastas com fotos, mas mantendo a mecânica de frases icónicas como “A sua missão, caso a aceite…”, o aviso de que se forem mortos ou capturados serão repudiados, e “este disco vai-se auto-destruir em 5 segundos”. E falando em mortos - segundo a Wikipédia, nesta nova série pela primeira vez um agente no activo é assassinado e renegado pelos superiores.

Além de Graves, apenas outro elemento do primeiro elenco regressou de forma regular: a voz da cassete, neste caso, do disco; o actor Bob Johnson. Curiosamente, uma greve dos roteiristas obrigou a mudar os planos originais para a série, que supostamente seria o que chamamos hoje de reboot, re-imaginar tudo de novo. Mas a greve obrigou a que para avançar com a produção os primeiros episódios e as personagens principais fossem remakes de episódios e arquétipos já vistos, com Peter Graves a desempenhar o mesmo papel e Phil Morris a ocupar a vaga de "génio da mecânica e electrónica" que na série de 1966 estava a cargo de Greg Morris, o seu pai na vida real e na ficção; por exemplo.

A missão destes agentes durou 2 temporadas, totalizando 35 episódios antes de se auto-destruir.

O genérico:




Segundo a minha investigação pela imprensa da época, em Portugal começou a sua emissão a 22 de Setembro de 1989, com o título "Nova Missão Impossível" para diferenciar das aventuras clássicas.
Em 2 de Fevereiro de 1990 terminou a primeira temporada, mas foi terá sido logo substituída pela...segunda temporada, que terminou no nosso país a 25 de Maio de 1990 - segundo o Diário de Lisboa - ou a 1 de Junho de 1990 - segundo o jornal ABC.
Uma foto que acompanhava a programação de 20 de Abril de 1990, correspondia a uma imagem da série antiga!
Foto: "Diário de Lisboa" 20/04/1990
Tal como o Paulo Neto já havia referido no cromo do filme de 1996, esta foi também a "minha" "Missão Impossível"; apesar do sucesso desta ter sido inferior em relação à série original, que também vi em reposições. Dava um gozo enorme ver os agentes montarem todo um espectáculo de ilusão, que invariavelmente requeria improviso (segundo a Wikipédia, ao contrário do habitual na série dos anos 60) para chegar ao objectivo final. E como ansiava o momento em que o actor retirava a máscara!


Vídeo do jogo para Nintendo (1990):


Texto publicado originalmente no Tumblr da Enciclopédia de Cromos: "Missão Impossível! [1988-1990] . 



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...