sábado, 31 de dezembro de 2016

Passagem de Ano na TV - Anos 80


O que passava na TV na década de 80, momentos antes ou enquanto se tentava desenroscar a rolha da garrafa de champanhe/espumante e engolir as passas todas sem engasgar? O que se via na TV na Véspera e no Dia de Ano Novo? Algumas delas eram - e são inevitáveis - como a Mensagem de Ano Novo pelo Presidente da República ou o Sequim d'Ouro. Mergulhei nos arquivos do "Diário de Lisboa", no tempo em que Portugal ainda só tinha 2 canais de televisão, e foi isto que encontrei:

Como sempre, podem clicar sobre as fotos para as verem em tamanho maior.

1980


31 Dezembro 1980 (4º-feira)

Em 1980, nem na véspera de Ano Novo se escapava ao Tempo de Antena. Ao serão, a aposta para a passagem de ano em simultâneo nos dois canais do Estado: "TV Show" - "Produção de António Andrade, cenografia de Filipe e Melo e Realização de Vítor Manuel." Portanto, o conteúdo do programa é uma incógnita. Algum dos nossos leitores se recorda? [NOTA: O nosso atento leitor Rui Craveiro complementou no nosso Facebook que o "TV Show" começou no mês de Novembro, "apresentado pelo Henrique Mendes" ("A Caça Ao Tesouro", "Ponto de Encontro") "que regressava aos quadros da RTP após alguns anos sem fazer qualquer determinado programa televisivo em Portugal", "fazendo com que tivesse sido naquele dia um especial fim de ano". Obrigado Rui!]
Na RTP-2 apostou-se na música, visto que antes foi transmitido o "Concerto de Fim-de-Ano", um "programa musical da General Electric" com apresentação do lendário John Wayne, e posteriormente outro "Programa musical - com a participação de Joan Baez (Nota: "Rejoice in the sun")".

1 Janeiro 1981 (5ª-feira)

No Portugal pós-revolucionário mas católico a primeira emissão do novo ano arrancava com a "Missa do Dia Mundial da Paz" na RTP-1 (Nota: em 2017 continua a haver missa). Depois dose dupla de "Eurovisão" com "transmissão directa de Garmissh dos Saltos de Esqui" e "Concerto de Ano Novo". O único momento da emissão dedicado aos mais pequenos foi o "Velhos contos do Japão", na rubrica "Tempo dos Mais Novos" (o "Sequim d'Ouro" de 1980, vencido pela pequena Maria Armanda e o seu "Eu Vi Um Sapo" foi emitido no dia 25 de Dezembro). Já depois do Telejornal, a "Mensagem do Ano novo pelo Presidente da República general Ramalho Eanes". Ainda na mesma temática, cerca de meia hora de "Música Coral" e a "Mensagem do Ano Internacional dos Deficientes" e à frente uma dose de "Variedades".

1981



31 Dezembro 1981 (5º-feira)

Na RTP-1, encerrava-se o ano com o "Saba Dá Bádu" especial, com Tónia Carrero como uma das atracções principais. No segundo canal, dose dupla de cinema: "Um Americano em Passadena" e "A Vida de Fernandel".

1 Janeiro 1982 (6ª-feira)

Na RTP-1, "Eucaristia" a abrir 1982, "Saltos de Ski" à hora de almoço. Antes do obrigatório "Concerto de Ano Novo", "Vinicius para crianças". Cinderela e bailado clássico de tarde. Depois do Telejornal, adivinhem, a "Mensagem do Fim de Ano pelo presidente da República" e depois "Os Marretas vão ao cinema" e "Caetano Veloso em Lisboa". Na RTP-2, quase no fecho, uma hora de "Rod Stewart"; e "Telethon", uma maratona televisiva ( television + marathon. Aportuguesado para "teleton".) para angariação de fundos para caridade que costuma incluir espectáculos de variedades.



1982



31 Dezembro 1982 (5º-feira)
No primeiro canal, o destaque da noite vinha depois do episódio de "Gente fina é outra coisa", com "Boa Noite Ano Novo" (com direito a genérico de PAT - Álvaro Patrício), anunciado da seguinte forma: "programa de variedades nacionais e internacionais e filmes de longa metragem que se prolongará até às 08:55 do dia 1 de Janeiro. No emissão de fim de ano, serão transmitidos os últimos 10 minutos da corrida de S. silvestre, pelas 2:45, em colaboração com a TV Globo, via satélite". Satélite, crianças, satélite! Alta tecnologia. Entretanto no segundo canal optou-se por um filme com Spencer Tracy - "A Montanha" e a telenovela "Cabocla" (1979).

1 Janeiro 1983 (6ª-feira)
Assim que terminou a maratona do "Boa Noite Ano Novo" no primeiro canal, quem ainda estava acordado podia saltar imediatamente para a "Missa directa de Roma", via Eurovisão (também ouviram na vossa mente a música do separador?). Ski antes do "Concerto de Ano Novo". Eis que já depois de almoço chega o "Sequim d'Ouro" 1982, seguido de "Jogos de Natal" e um episódio da "Galáctica". Depois das intrigas de "Dallas", encerrou-se a emissão com "Uma Noite com Lisa Minelli" (no Youtube na íntegra: "An Evening with Lisa Minnelli"). Na RTP-2, a primeira noite do ano desvanece ao som de "Jazz".

1983



31 Dezembro 1983 (Sábado)

O prato principal da RTP-1 vinha depois do "O Tal Canal": "Especial fim de ano - Era uma vez...83", assim sumariado: "Skechtes (cenas de revista) e canções (muitas canções). Para fechar, o clássico musical "Um americano em Paris" com Gene Kelly. Na RTP-2, a seguir à retrospectiva do ano que finda em "Hoje convidamos", encerrou-se a emissão com a aventura de James Bond "007 - Agente Indecente". Está tudo bem se não reconheceram o título, não foi gralha, não era uma paródia: "007 - O Agente Irresistível" ("The Spy Who Loved Me") foi primeiro conhecido assim no nosso país. Sempre achei que o James Bond era um bocado badalhoco e indecente...

1 Janeiro 1984 (Domingo)

No primeiro dia de 84, na RTP-1  a habitual dose de "Missa de paz", "Concerto de Ano Novo" e "Mensagem de Ano Novo pelo Presidente da República". A RTP-2 e a sua vertente cultural fechavam a noite com "Teatro para sempre "Nina"".



1984

31 Dezembro 1984 (2ª-feira)

Na véspera do 1985 a RTP-1 apresentou a "Revista do Ano", um "panorama do ano prestes a acabar no campo da música, desporto e espectáculo, para além dos balanços nas várias áreas da informação." e "Isto é Espectáculo" ("Momento de cinema e espectáculo." Para saber mais, tinha que ficar para ver.) Na RTP-2 a fechar a emissão o bailado "La Silfid".


1 Janeiro 1985 (3ª-feira)

No primeiro dia do ano, depois de almoço o "Sequim d'Ouro" 1984, com a "transmissão do certame infantil realizado em Novembro na cidade italiana de Bolonha, com a participação de João Nuno (Salvado) pelo nosso país" com o tema "Etciù! - Atchim!". Santinho!
Depois da mensagem de Ramalho Eanes, "Circo de Monte Carlo" e o musical "Grease - Brilhantina" na rubrica "Noite de Cinema".


1985






31 Dezembro 1985 (3ª-feira)

O destaque da emissão da RTP para o fim de ano foi "A Noite das Cem Estrelas", a segunda edição de "Night of 100 Stars" - que apesar de falar em 100 estrelas teve a participação demais de 300 personalidades, neste evento de caridade para o Actort's Fund - que teve direito a uma descrição bem detalhada:
"A Noite das Cem Estrelas" quando fez a sua apresentação, há 2 anos na Televisão americana, foi um êxito tão espectacular que os produtores logo conceberam "A Noite das Cem Estrelas nº2".
Embora totalmente diferente, esta 2ª edição tem a mesma, ou talvez mais espectacularidade que a 1ª A Noite das Cem Estrelas. 
O seu tema é o "Espectáculo" nas suas múltiplas facetas:
- O "Music Hall" ou o Grande Espectáculo Musical;
- A Televisão (aqui comparada a um grande circo onde desfilarão artistas de todas as séries de Televisão, algumas já nossas conhecidas (caso de "A Balada de Hill Street, Dallas, Falcon Crest, Cagney e Lacey, e célebre e tão ansiada Dinastia) e muitas outras que talvez um dia possamos ver por cá;
- O Bailado, nas suas diversas expressões;
- O Circo;
- A Rádio, o pioneirismo e a concordância da TV;
- O Desporto, breve história das participações nos Jogos Olímpicos;
- A Música "Country";
- O Cinema (desde o mudo até ao actual);
- A Moda (com uma espectacular passagem de modelos);
- O Jazz, expressão máxima da música americana.
E, por incrível que pareça, até a explicação dos motivos altruistas desta gala, é um autêntico espectáculo.
Centenas dos mais consagrados artistas (refiram-se as ultimas aparições em público e em plena forma de Yull Brynner e Rock Hudson), atletas e desportistas, figurinistas, homens da ciência, da cultura e das arte deram a sua contribuição para a concretização deste sonho."

Nunca vi um texto com a palavra "espectáculo" tantas vezes repetida...

1 Janeiro 1986 (4ª-feira)

No inicio de tarde na RTP-1, o "Sequim d'Ouro" 1985, que nesse ano não teve concorrente português.
Curiosamente, tal como no ano anterior, o filme da noite de 1 de Janeiro na RTP-1 também é protagonizado por John Travolta: "A Febre de Sábado à Noite".


1986

31 Dezembro 1986 (4ª-feira)

Em 1986 o ambiente festivo começou logo cedo, depois de almoço na RTP-1: "Sob a égide da UNICEF, e acompanhado com regularidade e alegria festiva a quadra natalícia que agora se celebra, ai está a 29ª edição do "Sequim de Ouro". Neste "Sequim d'Ouro" 1986, a concorrente portuguesa foi Maria Ana Clode, que com a música "Tre luci" ("A estrelinha pisca-pisca") ficou classificada em último lugar. Ao fim da emissão: "A Caminho do Minuto Zero": "Uma noite de Fim de Ano em ambiente de festa muito especial é a oferta proposta por este programa". Inclui: "Viva a Guerra" e "No Alcazar de Paris". No outro canal, "estreia absoluta em Portugal" do bailado "Napoli"


1 Janeiro 1987 (5ª-feira)

O habitual, Missa, Concertos, Ski e a primeira Mensagem de Ano Novo do Presidente da República Mário Soares.


1987

31 Dezembro 1987 (5ª-feira)

Do espectáculo para animar a passagem de ano da RTP-1 sabemos apenas o título "Fim de Ano 87/88".

Agora sim, chegamos a algo que tinha nas memórias de Ano Novo quando já estava a cair de sono mas vi algo na TV que interessava: mulheres em topless! "As Girls de Paris". Há coisas que um gaiato pré-adolescente não esquece. A descrição: "André Halimi passou cerca de uma hora na companhia das "mais belas mulheres do mundo", ("As Girls"), nos "cabarets" mais prestigiosos de Paris onde elas fazem espectáculo: o "Crazy Horse", o "Moulin Rouge", o "Paradis Latim", o "Alcazar", o "Club 78", o "Eléphant Bleu", o "Milliardaire". Assistiu também a cenas estra-espectáculo, como repetições, ensaios, treinos, massagens, canoagem no "Bois de Boulogne", mergulhos em piscinas mostrando aspectos da vida das "girls", que asseguram a continuidade entre os extractos dos diferentes espectáculos."

1 Janeiro 1988 (6ª-feira)

A emissão do 30º "Sequim d'Ouro" até teve honras de foto na página da programação, mas sem participação portuguesa.


1988



31 Dezembro 1988 (Sábado)

No primeiro canal, "A Magia de David Copperfield" precedia o "Especial de Fim de Ano":

"Programa (em três partes) durante o qual serão apresentadas cinco canções inéditas e um bailado também inédito. A partir de um genérico especialmente criado para esta noite festiva. O programa começará  por um trabalho subordinado ao tema "Antologia do Cinema Português" que dará especial destaque à figura e à obra do actor António Silva. A segunda parte será dedicada a variedades subordinadas ao tema "Os Descobrimentos" com a participação de Rão Kyao, Tó Neto, Titina, Luís Filipe, Luís Bettencourt, Grupo Issabary, Grupo Bayete, Grupo Timor, Gilberto Gil Umbelina, Carlos Paulo e Kiko. Na última parte do programa serão apresentadas mais variedades, mas agora no Marinotel de Vilamoura, com a participação de Tony de Matos, João Braga, Luz Sá da Bandeira, Lara Li, Senhorinhas do Sporting, Xana, Joana e Maria, Grupo Afonsinhos do Condado, Pauliteiros de Miranda e Coro Bahdat. Um programa da autoria de João Maria Tudela."

Já na RTP-2 fechava-se a noite com a "Corrida da S. Silvestre" e "Cinema da Meia-Noite" com o filme "48 Horas", da dupla Eddie Murphy e Nick Nolte.


1 Janeiro 1989 (Domingo)
"Sequim d'Ouro" 1988, no Domingo de manhã, novamente sem participação de Portugal. Depois das noticias da tarde: "1º de Janeiro - Dia da Fraternidade Universal". Ainda na RTP-1 ao fim da noite a "Gala do 100º Aniversário do Nascimento de Irving Berlin".


1989



31 Dezembro 1989 (Domingo)

Na RTP-1 o"Especial Fim do Ano" um "programa escolhido para quem festeja em casa a mudança de ano ( e de década), abre com o espectáculo "Só Nós Três", gravado ao vivo no Casino Estoril, com Paulo de Carvalho, Carlos Mendes e Fernando Tordo. Segue-se "Paris Coquin", composto por extractos dos espectáculos de famosos cabarets." Na RTP-2 atravessa-se para 1990 com o filme "Shampoo" com Warren Beaty.

1 Janeiro 1990 (2ª-feira)

Também este ano o "Sequim d'Ouro" 1989 mereceu foto. O circo este ano foi o "Cirque du Soleil". Na outra frequência, a RTP-2 fecha a emissão com a ópera "A Flauta Mágica".

Como bónus, o ano de 1979. Como nasci em Janeiro desse ano, não recordo grande coisa, obviamente...



31 Dezembro 1979 (2ª-feira)
Na RTP-1 (ou "primeiro programa") depois do episódio da telenovela "Dancin' Days": "Variedades" ("programa da RAI por ocasião do Ano Internacional da Criança, no âmbito das actividades da UNICEF") e mais parte "Passagem de Ano" ("apresentação do show de Shirley McLaine no Lido"). No "segundo programa", "Children's Concert" e "Noite do Disco no Palácio de Paris"("transmissão directa dum grandioso espectáculo com diversos artistas famosos")

1 Janeiro 1980 (3ª-feira)

Relacionado com a época além das tradicionais Missas, saltos de esqui, na RTP-1 o "Concerto de passagem do ano" e o bailado "La Bayadére". O segundo programa começava a emissão apenas ás 20:30 com "O Homem Aranha" e para embalar ao fim da noite a mensagem do General Eanes e o "Concerto de Ano Novo".


A todos os leitores da "Enciclopédia de Cromos" que tiveram a paciência de ler até aqui - e a todos os outros também - um Feliz e Próspero Ano Novo!


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...