terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Programação RTP 31 de Janeiro de 1979



No dia que eu vim ao Mundo, 31 de Janeiro de 1979, não se comemora nada (1) tão épico como a Revolução dos Cravos como no caso do meu colega Paulo Neto, que há uns anos dedicou um cromo à programação televisiva do dia em que nasceu ["Programação RTP 25 Abril 1980"], mas vale a pena dar uma olhadela aos primeiros programas a que poderia ter assistido, recém-nascido, se houvesse televisores na maternidade do antigo Hospital de Faro.

Vamos então consultar o "Diário de Lisboa" de 31 de Janeiro de 1979, uma quarta-feira.



Como a programação do próprio dia só estava indicada a partir do final da tarde, tive que me socorrer do resumo da programação do jornal do dia anterior.
Portanto, na RTP-1 - o "I Programa" a emissão começou ás 09:15, sensivelmente a hora do meu nascimento. O programa, um palavrão chamado "Ano Propedêutico", que foi a primeira experiência nacional com ensino superior à distância, o antepassado da "Universidade Aberta".

Ás 13:25 continua a escola à distância, com o "Ciclo Preparatório TV". No grupo de Facebook "Ciclo Preparatório TV" é referido que um dos temas de abertura da disciplina de Matemática era o tema "The Robots", dos Kraftwerk. Um programa "Perdidos e Achados" recorda os tempos da Tele Escola. Sempre me fez espécie existir aulas na TV, que para mim eram (seria mais tarde, claro) desenhos animados e os meus adorados "mécamos".

Ás 18:30, o serviço noticioso em versão rapidinha: "Sumário" que se sumariava da seguinte forma: "Títulos da actualidade nacional e internacional".

18:35 era hora de ouvir o hino da Eurovisão a anteceder a transmissão em directo de Zagreb do "Campeonato de Patinagem Artística". (foto acima) Os vencedores da edição de 1979 foram: Individual masculino: Jan Hoffmann (RDA, a Alemanha de Leste); Individual feminino: Anett Pötzsch (RDA); Duplas: Marina Cherkasova / Sergei Shakhrai (União Soviética); Dança no gelo: Natalia Linichuk / Gennadi Karponosov (União Soviética).

Depois das piruetas e acrobacias, ás 20:00 a realidade portuguesa e estrangeira no "Jornal RTP-1" o novo nome do "Telejornal". e claro, o "Boletim Meteorológico". Aqui em casa, e imagino que no resto do país, quando dava O Tempo era momento sagrado de aguardar as previsões para os próximos dias. Hoje em dia, até o Facebook nos avisa quando vai chover na nossa zona.

Chegados ás 20:30, o episódio 78 da telenovela brasileira "O Astro", de que ainda ouvi falar vários anos depois de ser exibida.




Ás 21:20, "Literatura Sem Gravata", "um programa cultural com autoria de Álvaro Manuel Machado, (...) que procurava divulgar sobretudo a literatura portuguesa. Constava de duas partes. Na primeira intitulada dia - a - dia do escritor, falava-se de um autor em particular: da sua obra, dos seus métodos de trabalho, da sua vida... A segunda parte constituía uma miscelânea de temas ligados à literatura, como crítica de livros, vendas, conselhos de leitura, etc.", segundo o site da RTP. Literatura, em horário nobre! Só nos anos cromos!

Finalmente, ás 22:15, a série norte-americana "O Planeta dos Macacos" de 1974 - inspirada no filme homónimo ("O Homem Que Veio Do Futuro" em Portugal) de 1968 e as suas sequelas - com o episódio  Nº 3 da única temporada de 14 episódios: "A Ratoeira" ("The Trap"). O tema do genérico - de Lalo Schifrin ("Missão Impossível") é bastante perturbador:



É possível ver o episódio na integra no Dailymotion "Planet Of The Apes [1974] Ep 03". Na época, os portugueses viram tudo a preto-e-branco obviamente (ainda faltavam alguns meses para a primeira emissão a cores, os "Jogos Sem Fronteiras"; e mais de um ano para o começo das emissões regulares em cor).

Ás 23:10 chegava o último serviço informativo do dia, o "24 Horas".
Dez minutos depois, era o "Fecho" da emissão, hora de desligar o televisor.


Voltando as nossas atenções para a RTP-2, aliás, "II Programa", a emissão iniciava apenas ás 18:45 com - adivinharam - o "Ano Propedêutico" (a programação acima tem a hora errada). Depois das aulas, ás 20:32, continuação do directo de Zagreb via Eurovisão: "Campeonato de Patinagem Artística". O programa seguinte, "Directíssimo" estava divido em duas partes, a primeira ás 21:00 e a segunda às 22:30, separados pelo "Informação-2", o noticiário nocturno do "II Programa". Uma nota chama a atenção do espectador para a possibilidade da transmissão do "Directíssimo" poder ser atrasada 30 minutos por algum eventual prolongamento dos Campeonatos de Patinagem Artística. No 2º canal a hora do "Fecho" ainda era mais cedo: 23:30.

Desconheço o conteúdo do "Directíssimo", mas - excluindo o "Planeta dos Macacos" - parece-me que se viajasse no tempo a esse dia eu iria passar um dia aborrecido em frente à televisão.

(1) Para ser justo, a 31 de Janeiro assinala-se a efeméride da primeira revolta republicana contra a Monarquia, a 31 de Janeiro de 1891.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".


Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...