sábado, 11 de fevereiro de 2017

"Especially For You" Jason Donovan & Kylie Minogue (1988)

por Paulo Neto

Quis o destino que, fazendo jus ao velho ditado, eu fosse bafejado com (esporádica) sorte ao jogo e (constante) azar ao amor. Como tal existem algumas coisas que, pelo menos até agora, nunca tive oportunidade de fazer com uma pessoa amada, como por exemplo cantar em dueto com a minha eventual cara-metade. Com muita ou pouca afinação, num karaoke ou noutro sítio, de forma planeada ou num momento espontâneo, já imaginei muitas vezes em criar harmonia vocal com a pessoa amada, fosse lá ela quem fosse. E como concordo com os Da Weasel quando diziam que um amor de verdade deve ter o seu quê de piroso e lamechas, uma das canções que eu gostava de executar nesses hipotéticos duetos românticos é "Especially For You", tema editado no final do de 1988 epicamente chilreado por aqueles que era então os namoradinhos da Austrália e popstars em fase ascendente, Jason Donovan e Kylie Minogue. É uma balada que não se aguenta de tão doce e fofa. Se "Especially For You" fosse comestível, seria uma molotofe profusamente banhada em caramelo líquido.



Mas vamos por partes. Como a maioria dos países anglo-saxónicos, a Austrália segue o conceito de soap-opera, inicialmente desenvolvido pelas rádios americanas e assim chamado porque esses espaços eram tipicamente patrocinados por marcas de sabões e detergentes, (ao contrário do conceito de telenovela como foi desenvolvido sobretudo na América Latina e como conhecemos cá em Portugal), com a acção a passar-se quase sempre na mesma zona e com uma duração indeterminada. Se nós por cá achámos que telenovelas portuguesas como "Anjo Selvagem" ou "A Única Mulher" duraram imenso tempo, as soap-operas em países como os Estados Unidos, o Reino Unido ou a Austrália atravessam décadas. Por exemplo, a britânica "Coronation Street" está no ar no canal ITV desde 1960!
Na Austrália, uma das soap-operas mais duradouras é "Neighbours", que estreou em 1985 (embora só em 1986, quando o projecto foi reciclado por outro canal, é que começou a ter sucesso) e desde então que as intrigas entre famílias vizinhas num aprazível subúrbio de Melbourne faz as delícias de vários telespectadores nos Antípodas e não só. (Em Portugal, a RTP chegou a exibir "Neighbours", com o óbvio título "Vizinhos", nos anos 90 a seguir ao Jornal da Tarde.) Um dos atractivos da fase inicial dessa soap-opera foi o par romântico Scott Robinson e Charlene Mitchell, interpretados por Donovan e Minogue, ele um rapaz certinho, ela uma desembaraçada mecânica, que se apaixonam apesar de pertencerem a famílias rivais. O episódio onde os dois se casaram foi um dos programas mais vistos de sempre na Austrália.



Entretanto, uma actuação do elenco de "Neighbours" para um evento de caridade onde Kylie Minogue cantou uma versão de "Locomotion" em 1987 foi o primeiro passo para ela deixasse a telenovela e rumasse a Londres para iniciar um carreira musical. Pela mão do célebre trio de produtores Stock, Aitken & Waterman, Minogue não tardou a alcançar sucesso internacional em 1988 com hits como "I Should Be So Lucky", "Got To Be Certain" e "Je Ne Sais Pas Pourquoi". Quando souberam que Jason Donovan também pretendia deixar "Neighbours" e enveredar pelas cantigas, a troika de produtores sabia que não podiam desperdiçar a oportunidade de ter os dois namoradinhos da Austrália a dar voz às suas composições. E que melhor ideia para um do que ter Jason Donovan a cantar uma balada em dueto com aquela com quem ele teve um romance dentro e também (não muito) secretamente fora do ecrã? E se bem o pensaram, melhor o fizeram.



Particularmente mítica foi a actuação de ambos no programa "Top Of The Pops", ele de blusão de cabedal, ela com uns brincos com cachos de uva, numa coreografia sincronizada que culminava na parte instrumental, com Jason a pegar Kylie ao colo num rodopio.



Claro que o sucesso estava garantido, e o dueto foi n.º 1 no Reino Unido (onde vendeu um milhão de cópias), Irlanda, Bélgica e Grécia no início de 1989. Kylie Minogue, que entretanto trocara Jason por Michael Hutchence dos INXS, continuou a somar sucessos até tornar-se o ícone pop que é hoje, sobretudo depois do ressurgimento da carreira no início deste século graças a hits como "Can't Get You Out Of My Head". Jason Donovan somou alguns sucessos no início da sua carreira como "Too Many Broken Hearts", "Sealed With A Kiss" e "Any Dream Will Do". Mas à medida que o sucesso foi diminuindo, envolveu-se em algumas batalhas pessoais e problemas com drogas. Felizmente a partir de 2000, graças ao apoio da sua companheira Angela Malloch de quem tem três filhos e com quem casou em 2008, Donovan deixou a dependência e mesmo sem o êxito dos outros tempos, continua bastante activo, quer na música, quer na representação e algumas incursões em reality shows, quer na Austrália, quer no Reino Unido onde reside há vários anos.



Quer Jason quer Kylie já cantaram "Especially For You" com outros parceiros (e até voltaram a cantá-lo juntos num concerto em 2012), e dentro dessas novas parcerias, há que destacar o momento em 2001 quando Kylie cantou o tema com...o sapo Cocas!



Enquanto isso "Neighbours" continua em exibição em vários países e ao longo dos anos, outros actores do elenco tiveram também mais tarde carreiras musicais de grande sucesso, nomeadamente Natalie Imbruglia e Delta Goodrem. 


Extras:

"Got To Be Certain" Kylie Minogue


"Too Many Broken Hearts" Jason Donovan







Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...