terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O Império Contra-Ataca - Edição Especial (1997)



Há muito tempo, numa galáxia muito muito distante... Quer dizer, em 21 Fevereiro de 1997 o segundo (ou quinto) capítulo da saga Star Wars ("A Guerra das Estrelas") - "O Império Contra-Ataca" ("The Empire Strikes Back") de 1980 renascia para as novas gerações e horror dos fanboys hardcore que tremeram com cada pequena alteração que George Lucas infligiu na Sagrada Trindade. A ocasião para esta Edição Especial era comemorar o 20º aniversário do lançamento do primeiro "A Guerra das Estrelas" (1977) e alegadamente conseguir uma versão mais fiel à imaginada pelo criador George Lucas e que a tecnologia dos anos 70 ainda não permitia.

O trailer d'"O Império Contra-Ataca Edição Especial":



Da trilogia original este foi o filme que menos alterações sofreu. Na época que consegui a cassete (comprada na FNAC, numa excursão ao Colombo em 1998, se não me engano) - porque infelizmente não revi nenhum deles no cinema - fiquei contente principalmente por terem corrigido os efeitos especiais na Batalha de Hoth, quando os snowspeeders das forças rebeldes surgiam transparentes, por problemas relacionados com o green-screen utilizado nas filmagens das miniaturas. Para saber mais detalhes das mudanças das Edição especial do "Império Contra-Ataca" consultem esta lista da Wikipédia: ""List of changes in Star Wars re-releases"".

O seguinte vídeo faz uma listagem exaustiva dessas mesmas mudanças, apesar de recorrer na maioria a imagens de outros relançamentos posteriores e com efeitos melhorados:




Depois da destruição da Estrela da Morte, o Império dobra esforços para erradicar os Rebeldes. Luke Skywalker continua o treino para se tornar um Jedi, e perto do final do filme um dos grandes plot twist de sempre: SPOILERS (!) o maléfico Darth Vader é o pai de Luke!











Este recorte da época alude ás modificações da Edição Especial, no entanto as fotos pertencem ao filme anterior, "Uma Nova Esperança", que continua a ser o meu preferido da saga.

Wizard Nº 9 - Abril 1997.
A capa da edição nacional em VHS:


Recorde algumas fotos destes tesourinhos da minha colecção pessoal:  "StarWars" em VHS. Aliás, todas as fotos deste artigo foram digitalizadas por mim, tanto a capa da cassete VHS como os screenshots do filme.


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...