sexta-feira, 10 de março de 2017

Buffy - A Caçadora de Vampiros (1997-2003)


Além do elenco carismático, um dos elementos que sempre vi louvado em reportagens e artigos sobre "Buffy The Vampire Slayer" ("Buffy - A Caçadora de Vampiros" em Portugal, "Buffy, a Caça-Vampiros" no Brasil) foi a escrita de Joss Whedon ("Firefly","Serenity"), o criador, produtor executivo, realizador de alguns episódios e argumentista principal para a série. Aliás, a sua ideia de subverter o cliché da loura indefesa que é atacada e morta nos filmes de terror; de dar poder a uma heroína aparentemente comum foi a sua base para o guião do filme de 1992 "Buffy The Vampire Slayer" [trailer].



Mas, segundo o próprio Whedon, o seu guião de um filme de terror sobre uma mulher poderosa foi transformado numa paródia de vampiros. A crítica também não apreciou muito o resultado final, mas recordo-me bem de ver o filme no final dos anos 90, se não estou enganado na SIC ( algum tempo antes do começo da exibição da série nesse canal).
Whedon teve mais tarde a oportunidade de levar o seu conceito de Buffy para a televisão, pretendendo utilizar a escola como metáfora monstruosa para os problemas e ansiedades do crescimentos de adolescentes para adultos.


Todos os genéricos iniciais de "Buffy - A Caçadora de Vampiros":




A série "Buffy The Vampire Slayer", com a sua cheerleader fútil Buffy Summers (Sarah Michelle Gellar, "Scream 2") transformada na poderosa caçadora de vampiros estreou no dia 10 de Março de 1997 e foi um êxito e ainda hoje continua a ser objecto de culto entre os fãs, e um marco na cultura popular, apesar de ter terminado em 2003, ao fim de 7 temporadas, num total de 144 episódios.


A série teve continuação oficial em quatro "temporadas" de banda desenhada entre 2007 e 2011; e claro, em 1999 deu origem à série derivada "Angel" (5 temporadas entre 1999 e 2004) protagonizada pelo vampiro homónimo (desempenhado por David Boreanaz) que teve uma relação romântica com a caçadora de vampiros, e outros actores de "Buffy" (na altura na quarta temporada) e com um tom geral mais negro que a série "mãe".


Quando "Buffy" passou na SIC a partir de Janeiro de 1999 vi as duas primeiras temporadas, mas depois mudaram o horário até à sua passagem para a SIC Radical, visto que eu não tinha TV Cabo só via alguns episódios muito esporadicamente em casa de familiares.


Curiosamente, o meu "crush" na série não era a loira protagonista mas Charisma Carpenter no papel da fútil e vaidosa antagonista (pelo menos no inicio) de Buffy: a cheerleader Cordelia.

O elenco principal de suporte a Buffy incluia o seu mentor Giles (Anthony Head), a colega estudiosa Willow (que ao longo da série evolui de estudante brilhante sem aptidões sociais e uma mulher mais poderosa, e até literalmente, como uma bruxa. A personagem é ainda hoje um dos ícones lésbicos mais mencionados na cultura pop. Este papel ficou associado à actriz Alyson Hannigan, que também devem reconhecer da saga "American Pie") e o comic relief Xander (Nicholas Brendon). Outro favoritos dos fãs é o vampiro Spike (James Marsters) que começa como vilão mas passa ao estatuto de anti-herói e até amante de Buffy.

A acção da série passa-se em Sunnydale, uma fictícia cidadezinha da California situada em cima da "Boca do Inferno" (não a de Cascais) um portal de onde surgem todo o tipo de ameaças sobrenaturais que Buffy e os seus aliados vão combater, incluindo obviamente vampiros, mas também, demónios, fantasmas, zombies, lobisomens e também vilões humanos "normais".





Vídeo da reunião do elenco em 2017 por ocasião do 20º Aniversário da série:



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...