terça-feira, 14 de março de 2017

"Time To Say Goodbye" Andrea Bocelli & Sarah Brightman (1996)

por Paulo Neto




O pugilista alemão Henry Maske foi uma das maiores figuras desportivas do seu país nos anos 90. Campeão olímpico de pesos médios em 1988 pela RDA, Maske tornou-se profissional após a reunificação da Alemanha em 1990 e nos seis anos seguintes venceu trinta combates consecutivos. 
E agora perguntam vocês: "O que é que um pugilista alemão tem a ver com este famosíssimo dueto de Andrea Bocelli e Sarah Brightman?". A resposta bem que podia ser "tudo", mas já lá vamos.



Andrea Bocelli nasceu a 22 de Setembro de 1958 em Lajatico, na província de Pisa. Nascido com problemas de visão devido a um glaucoma congénito, viria a perder totalmente a visão aos 12 anos durante um jogo de futebol em que estava à baliza e foi atingido com uma bola no olho. Mas esse duro revés só o levou a dedicar-se ainda mais à música, que estudava desde os seis anos. 

Em 1992, Bocelli gravou uma demo para uma canção que seria um dueto entre Zucchero e Luciano Pavarotti. Diz-se que este ficou tão impressionado que até disse a Zucchero para gravar a canção com Bocelli. Pavarotti e Zucchero acabariam por gravar de facto a canção "Miserere", mas Zucchero passou a requisitar Andrea Bocelli para alguns dos seus espectáculos e foi ao cantar na festa de aniversário de Zucchero que ele conseguiu um contrato discográfico.
Em 1994, Andrea Bocelli venceu a secção de novos talentos do Festival de San Remo com "Il Mare Calmo De La Serra", que viria também a ser o título do seu primeiro álbum. Ainda nesse ano, estreou-se numa ópera e cantou para o Papa João Paulo II. 
Em 1995, Bocelli voltou a San Remo, desta vez na competição principal, tendo ficado em quarto lugar com um certo tema chamada "Con Te Partiró", que viria a ser parte do seu segundo álbum. O tema não teve particularmente sucesso em Itália mas acabou por ser um estrondoso sucesso na Bélgica e na França em 1996.



E eis-nos chegado a Henry Maske. Aparentemente entre a sua entourage estava gente ligada à indústria musical, que soube como aproveitar a popularidade de Maske para promover certas músicas. Foi por exemplo devido ao uso de "The Conquest Of Paradise" durante a entrada de Maske em alguns dos seus combates, que o tema de Vangelis originalmente composto para a banda sonora do tema "1492 - Cristóvão Colombo" tornou-se um hit na Alemanha em 1995 (três anos após a sua edição) com o sucesso a espalhar-se a outros países europeus, incluindo Portugal (onde foi famosamente usado para campanhas políticas). A 23 de Novembro de 1996, para o combate final de Henry Maske contra o americano Virgil Hill, responsáveis da editora East West decidiram promover uma nova versão de "Con Te Partiró" com Andrea Bocelli em dueto com Sarah Brightman, reintitulada "Time To Say Goodbye", o único verso em inglês da nova versão. Brightman já tinha actuado anteriormente num dos combates do Maske e sem dúvida que os responsáveis da editora tinham em mente o sucesso popularíssimo dueto da ex-mulher de Andrew Lloyd Webber com José Carreras, "Amigos Para Siempre", o tema dos Jogos Olímpicos de 1992 e acalentavam o desejo de que este novo dueto pudesse repetir ou superar o sucesso daquele.
Bocelli e Brightman actuaram durante a abertura do combate entre Maske e Hill em Munique, que foi visto por 21 milhões de pessoas na televisão e a música foi tocada novamente no fim do combate, enquanto um emocionado Henry Maske (que perdeu o combate por decisão técnica, mas viria a ganhar no combate de desforra contra Hill em 2007) despediu-se de uma multidão que o ovacionava de pé.






E se a versão a solo de Andrea Bocelli já era extremamente poderosa, em dueto com Sarah Brightman, o tema era absolutamente esmagador e o impacto da sua exibição durante o combate não se fez esperar. "Time To Say Goodbye" subiu ao primeiro lugar do top alemão ainda em Dezembro de 1996, onde ficou durante 13 semanas, vendendo mais de 2 milhões e meio de cópias, sendo um dos singles mais vendidos de sempre na Alemanha. No ano seguinte, o sucesso do tema estendeu-se a outros países, tendo sido n.º 1 na Áustria, na Suíça e na Irlanda e n.º 2 no Reino Unido. Na senda do sucesso do tema, Andrea Bocelli editou nesse ano o álbum "Romanza" que além de "Con Te Partiró" e "Time To Say Goodbye", incluía faixas dos seus dois primeiros álbuns de originais. "Romanza" foi n.º 1 em vários países (incluindo Portugal) e vendeu mais de 20 milhões de discos, pelo que é o álbum mais vendido de sempre de um artista italiano. "Time To Say Goodbye" foi também incluído no álbum "Timeless" de Sarah Brightman.





O êxito do dueto catapultou Andrea Bocelli para um inesperado estatuto de popstar e até de sex-symbol (em 1998 foi eleito pela revista People como uma das 50 pessoas mais bonitas do mundo). Desde então já cantou no mundo inteiro, já fez dueto com este mundo e o outro (Céline Dion, Christina Aguilera, Eros Ramazzotti, Jennifer Lopez, Nelly Furtado, Dulce Pontes...), tem uma estrela no Passeio da Fama de Hollywood e já perdeu a conta aos discos de platina vendidos, alternando entre registos pop e incursões na ópera e no bel-canto.



Desde então "Time To Say Goodbye" já foi utilizado em vários filmes, séries e anúncios publicitários e versionado por inúmeros cantores, em várias línguas e de várias formas, como na versão dance-pop de 1999 "I Will Go With You" interpretada por Donna Summer
Recordo-me que quando a SIC transmitiu a edição da "Moda Roma 1997", o tema foi tocado durante a homenagem a Gianni Versace, assassinado nesse ano, enquanto algumas top models desciam as escadarias da Piazza de Spagna com lágrimas nos olhos. "Con Te Partiró" foi também tocado durante as cerimónia fúnebres de Eusébio em 2014 quando a urna contendo o seu corpo circulou no Estádio da Luz.

Para terminar, um divertido apontamento. Há uma parte na canção em que Andrea Bocelli repete várias vezes "con me, con me, con me", e eu na altura efabulava que o pobre do Andrea devia estar cheio de fome quando gravou a canção e por isso repetia que queria "comer, comer, comer".


Videoclip:


“Time to Say Goodbye” by Andrea Bocelli & Sarah Brightman from h2ofish on Vimeo.

Actuação em 2007:



"Con Te Partiró" no Festival de San Remo 1995:




Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...