quarta-feira, 2 de agosto de 2017

A Flock Of Seagulls "I Ran (So Far Away)" & "Wishing (If I Had A Photograph)" (1982)

por Paulo Neto

É lugar comum dizer-se que os anos 80 foram a década dos maus penteados, onde nunca antes como jamais depois produtos capilares como laca, gel e tinta para o cabelo foram usados de forma tão massivamente abundante e desregrada. Devem ser muito poucos aqueles que olham para o seu estado capilar em fotos dos anos 80 sem sentir uma dose de embaraço.

E foi nos anos 80 que a banda britânica new wave A Flock Of Seagulls deixou a sua marca por duas razões: um repertório interessante do qual se destacam dois hits que perduraram no tempo e o espectacular penteado do vocalista Mike Score, uma escultura capilar incrível mesmo para a fasquia dos anos 80.



Segundo Score, o nome da banda formada em 1980 em Liverpool derivava de um verso da canção "Toiler On The Sea" dos The Stranglers. Antes de se virar para a música, Mike Score trabalhou como cabeleireiro (o que explica muita coisa). Na altura do auge da fama, o alinhamento dos A Flock Of Seagulls, além de Mike Score na voz e nas teclas, era formado pelo seu irmão Alister Score na bateria, Paul Reynolds na guitarra e Frank Maudsley no baixo.

Os A Flock Of A Seagulls lançaram o álbum de estreia, que tinha o nome da banda em 1982. Graças a um vídeo talhado para os primórdios da MTV, o segundo single "I Ran (So Far Away)" acabou por fazer sucesso nos Estados Unidos e desde então é considerado um clássicos eighties nos States, uma daquelas canções que são essenciais em qualquer festa temática dos anos 80 ou nas listas de one hit wonders dos anos 80 que se fazem lá na América (embora tecnicamente não sejam one hit wonders, já que tiveram três singles no top 30 americano). Por exemplo, no filme "La La Land", é uma das canções tocadas pela banda de covers dos anos 80 em que a personagem de Ryan Gosling trabalha.


Pelo que se pode apurar pela letra, Mike Score canta sobre um encontro imediato com uma estranha mas atraente rapariga, da qual ele desata a fugir assim que descobre indícios de que ela possa ser de um planeta que não a Terra.

Curiosamente, na altura do vídeo de "I Ran", Mike Score ainda não tinha o seu penteado característico, tendo em vez disso uma permanente loura lateral. Esse seu mítico penteado seria estreado no vídeo seguinte "Space Age Love Song".



No entanto, apesar do sucesso de "I Ran" nos Estados Unidos e noutros países como a Austrália, onde chegou ao n.º 1 do top, foi um hit menor em terras britânicas. No seu país, o maior hit dos A Flock Of Seagulls, ainda nesse ano de 1982, foi o primeiro single do segundo álbum "Listen", "Wishing (If I Had A Photograph)", o único da banda a chegar ao top 10 britânico. Pessoalmente, gosto ainda mais de "Wishing", nomeadamente por causa do seu épico solo de sintetizador.



Este singular bando de gaivotas continuou por mais uns anos mas apesar de terem ganho um Grammy em 1983, nunca mais conseguiram reeditar o sucesso dos seus dois grandes hits. Eventualmente, com a perda de direcção de sonoridade, o fraco sucesso e desentendimentos entre os irmãos Score, a banda terminou em 1986.

No entanto, desde 1988 que Mike Score voltou a actuar sob o nome de A Flock Of A Seagulls com vários músicos constantemente renovados e em 1995, editaram o adiado quinto álbum da banda. Em 2003, os quatro membros originais reuniram-se para a série VH1 "Bands Reunited" e chegaram a dar alguns concertos juntos posteriormente. Actualmente Mike Score continua a liderar as gaivotas com um conjunto de músicos que se mantém junto desde 2004. O próprio já afirmou várias vezes que deixou de gostar de "I Ran", mas que continua a cantá-la nos concertos por que continua a ser um sucesso junto do público. O tema já foi versionado por nomes como Tori Amos e Nickleback.
Em 2000, os A Flock Of Seagulls foram uma das bandas dos anos 80 convidadas a participar num álbum de tributo a Madonna, com uma cover de "This Used To Be My Playground".

Além dos Seagulls, Mike Score editou em 2014 um álbum a solo. E claro está, já há muito que abandonou o seu penteado de marca, até porque hoje não tem cabelo nenhum.


 

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...