sábado, 30 de setembro de 2017

Crime, Disse Ela (1984-96)


Crime, Disse Ela ( alias "Murder She Wrote")
Nascimento: 30/09/1984.

Morte: 19/05/1996.
Causa de morte: Cansaço e mudança para um horário fatal.

Enquanto a maioria das avozinhas cuidado dos netos e da vida dos outros nas esplanadas dos cafés ou centros de saúde, Jessica Fletcher (Angela Lansbury, a actriz com nacionalidades britânica, americana e irlandesa; "Se a Minha Cama Voasse..." (1971), "A Bela e o Monstro" (1991), "O Retrato de Dorian Gray" (1945), etc) dedicava-se a matar pessoas - no papel - e a resolver mistérios e assassinatos que aconteciam onde quer que fosse, tanto na sua cidadezinha Cabot Cove ou nas visitas a Nova Iorque. Ficam avisados, se virem esta professora reformada, escritora de novelas policiais e detective nas horas vagas, mudem de cidade imediatamente. E foram muitas as vítimas ao longo de  12 temporadas com 264 episódios [estimadas em cerca de 2% dos habitantes de Cabot Cove] e ainda 4 tele-filmes ["South by Southwest" (1997), "A Story to Die For" (2000), "The Last Free Man" (2001) e "The Celtic Riddle" (2003)], um crossover num episódio de "Magnum P.I." (1980-88) com Tom Selleck e até um spin-off (uma série derivada) que fracassou: "The Law & Harry McGraw (1987-88)".
Além do carisma da protagonista, a actriz mais bem paga da época (e nomeada para 12 Emmys e 10 Golden Globes pela série), outro elemento gravado a fogo na memória dos espectadores: o tema do genérico inicial:

Genérico inicial da 4ª Temporada:


Exemplo do genérico final de um dos episódios:


Com qualquer série de sucesso também gerou algum merchandising, mas se não tivemos direito a figuras de PVC Maia e Borges de Jessica e dos cadáveres - por exemplo a RTC (Rádio Televisão Comercial) e Editorial Publica editaram uma colecção de livros "Crime, Disse Ela.". Abaixo a capa do nº2, da minha colecção pessoal:

"Viva O Crime!", escrito por James Anderson, que adaptava os episódios "Hooray for Homicide" e "Deadly Lady", os episódios 3 e 2, respectivamente.

O jogo de tabuleiro de 1985:

Apesar da protagonista acusar cansaço de estar presa à personagem ao fim de quatro anos de episódios, mudanças foram feitas e a série continuou. Em duas temporadas Angela Lansbury só aparecia como Jessica a modos de anfitriã, no inicio e final de cada episódio protagonizados por vários dos seus amigos. Em 1991 voltou-se ao esquema habitual e no final de 1995 a 12ª - e ultima - temporada mudou de dia e de horário no alinhamento da CBS e não conseguiu competir com as sitcoms e dramas do canal rival NBC e foi cancelada em 1996. Na época os fãs em fúria acusaram a CBS de querer sabotar a série, imagino a tempestade se já existisse Facebook e Twitter nessa época!

A estreia em Portugal deu-se no dia 20 de Setembro de 1985, nas sextas à noite, antes do Último Jornal.
Curiosamente, no "Diário de Lisboa" a estreia anuncia-se como "Cíume, Disse Ele".
"Diário de Lisboa" [20/09/1985]

"Diário de Lisboa" [27/09/1985]
Abaixo uma critica pouco abonatória de Mário Castrim, que estava longe de imaginar que uma série "grotescamente simplória" durasse 12 temporadas! Pessoalmente, acredito que esse elemento de simplicidade tenha sido um dos factores de sucesso.
"Diário de Lisboa" [2/10/1985]


Texto original: "Enciclopédia de Cromos Tumblr: Crime, Disse Ela".

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr" e os Canais da Enciclopédia TV no Youtube e Dailymotion.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...