quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

A Grande Viagem do Pai Natal (1986)


"A Grande Viagem do Pai Natal". Esta peça de teatro infantil foi exibida no primeiro canal no dia 24 de Dezembro de 1986, ás 14:30.
"Diário de Lisboa" [24-12-1986]

Aliás, a peça fez parte de uma tarde totalmente dedicada á quadra natalícia, com programas como "O Inverno Mágico de Roland", "Um Sonho de Natal", "Ilusionismo Especial de Natal", "A Flor" (uma história de Natal de Maria Natália Miranda), "Estrelas da Terra", "Viva o Gordo - Especial Natal", "Natal Sem Neve" e "Espirituais Negros na Terra Santa".

O site da RTP tem uma curta sinopse da peça:
"A história de uma criança e de um velho palhaço, que todos os anos no Natal se veste de Pai Natal e distribui presentes pela pequenada."
Acrescenta ainda: 
"Esta peça de teatro musical infantil conta com a participação dos atores Pedro Pinheiro, Rui Filipe, Ana de Sá, Cristina Barra e muitos outros. Participam na banda sonora, a banda Ferro e Fogo."

Segundo o site da RTP "A Grande Viagem do Pai Natal" contou com realização de Maria de Lourdes Carvalho ("O Jardim do Celestino", "Feira dos Bonecos"), produção de Couceiro Netto ("Histórias Fantásticas", "Palavras Ditas"), autoria de Pedro Pinheiro e música de Pedro Pinheiro com acompanhamento da banda rock "Ferro e Fogo". Está listada ainda com uma duração de 47 minutos.

A foto que ilustra o topo do artigo é de Pedro Pinheiro [1939-2008], caracterizado como um palhaço, e que nesta produção foi o actor principal, além do autor e músico de serviço. Com um vasto trabalho em teatro, Pedro Pinheiro era uma cara conhecida do grande público, entre novelas, participações em séries e sucessos como "Os Malucos do Riso", bem como uma voz reconhecida através dos muitos desenhos animados que dobrou. Como curiosidade, a Wikipedia atribui a Pedro Pinheiro a autoria de milhares das anedotas filmadas n'"Os Malucos do Riso" [1995-2008].
A criança da sinopse deve ter sido o papel de "Rui Filipe" que tem apenas mais três créditos como actor no IMBD entre 1986 e 1988: "Estrela Dourada", "Topaze" e "Histórias de Outros Tempos", sendo que nesta última surge cotado como "neto". Nessa mesma série, a actriz Cristina Barra também surge creditada como "menina", portanto n'"A Grande Viagem do Pai Natal" era uma criança ainda mais nova. A actriz Ana de Sá já tem uma carreira mais longa, com actividade registada no IMDB entre 1967 e 1989.
A banda rock "Ferro e Fogo" está em actividade desde 1978, e desde o inicio que são uma banda de covers, apesar de nos anos 80 lançarem originais e criarem a banda sonora de "várias peça de teatro infantil" segundo a Wikipédia.

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...