quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Chupa-chupas com espadas e espingardas


Não sei quem terá tido a ideia de lançar no mercado chupa-chupas (pirolito no Brasil) onde em vez do tradicional cabo simples, o rebuçado era colocado na extremidade de espadas ou espingardas em miniatura, feitas em plástico opaco ou semitransparente. Portanto, além de suportes para a petizada agarrar, tinham vida posterior como brindes. 

Fonte: "Tesouros da Infância".
Além das espingardas ou espadas, de vários estilos e modelos, creio recordar-me também de pás e guitarras, instrumentos ou o quer que se conseguisse representar num pausinho. Aposto que começou como forma de aproveitar palitos de cocktail. Ou vice versa? Um especialista em brindes que comente!
Falando por mim - e imagino que por muita petizada do século XX - além do mero acto de coleccionar os modelos diferentes, estes brindes eram muito úteis para armar as figuras de acção para as nossas brincadeiras. Quem diz que o He-Man não podia usar uma Metralhadora?!
Como não sobreviram nenhumas das que tive na minha posse, socorri-me de imagens online para ilustrar o post. E como tinha impressão, já existiam pelo menos na infância dos meus pais. Até acho que me recordo primeiro destes brindes do que os singelos pausinhos como os da Chupa-Chups por exemplo.

Fonte: "Tesouros da Infância".

O blog "Tesouros da Infância", de Francisco Palhinhas dos Santos, tem várias fotos de muitos exemplares dos anos 60: "Brindes dos Chupas, Anos 60, Portugal - Tesouros da Infância"
Hoje ainda vemos algo do género naqueles palitos para segurar os croquetes e rissóis nas festas:

Os nossos leitores também partilharam fotos das suas colecções, como esta imagem enviada para Página do Facebook pela leitora Ana Isabel Maia:

Ou estas, de Jose Quesado:



Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos"Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr" e nosso Youtube: "Enciclopédia TV".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...