quinta-feira, 15 de março de 2018

Debaixo De Olho (1987)

por Paulo Neto

Volto a mergulhar nas memórias desse bastião da minha cultura cinéfila que foi a "Sessão Da Noite" da RTP1 (o espaço de cinema das sextas-feiras à noite entre 1990 e 1993) para recordar aqui mais um filme que vi nesse espaço televisivo. 



"Debaixo De Olho" (no original, "Stakeout") é um filme de 1987 realizado por John Badham e trata-se de um policial com recorte de comédia, protagonizado por Richard Dryefuss e Emilio Estevez

Quando o perigoso criminoso Richard Montgomery (Aidan Quinn) escapa da prisão com a ajuda do seu primo Caylor Reese (Ian Tracey), a polícia de Seattle acredita que ele acabará por contactar a sua ex-namorada Maria McGuire (Madeleine Stowe). Como tal, montam uma missão de vigilância à casa dela a partir do prédio em frente. Os detectives Bill Reimers (Estevez) e Chris Lecce (Dreyfuss), que acaba de ser abandonado pela esposa, estão incumbidos da vigilância durante a noite.   




Montgomery telefona a Maria mas a linha é cortada por Lecce que para se aproximar dela e entrar em sua casa, faz-se passar por funcionário da companhia dos telefones. Mas as coisas depressa se complicam quando Lecce e Maria acabam por se envolver. Não só a polícia passa a desconfiar que ele possa ser um aliado de Montgomery como o próprio malfeitor pretende deitar a mão a um meio milhão dólares escondidos no sofá em casa de Maria, com quem pretende fugir para o Canadá...





Com uma hábil mescla de acção e comédia, "Debaixo D'Olho" foi um dos êxitos-surpresa do ano de 1987, sendo o oitavo filme mais rentável desse ano na América. A minha cena preferida é uma na parte inicial quando a personagem de Richard Dreyfuss, ao tentar capturar um bandido, cai num corredor rolante cheio de peixe.

Do elenco, destaque ainda para Forest Whitaker no papel de um dos polícias encarregados da vigilância durante o dia. E como não podia deixar de ser, a banda sonora inclui temas de vários nomes musicais dos anos 80 como Mr. Mister, Steve Winwood, Miami Sound Machine e Pointer Sisters. Este foi o filme que revelou Madeleine Stowe, que até então tinha feito sobretudo de televisão, e que a tornou brevemente numa actriz de nomeada nos anos seguintes ("O Último dos Moicanos", "Short Cuts", "12 Macacos"). Aidan Quinn conheceu a sua futura esposa Elizabeth Bracco nas rodagens deste filme, em que Bracco teve um papel secundário como uma empregada de bar. Os dois estão casados há mais de trinta anos. A trama foi adaptada em 1989 para um filme indiano.


Em 1993, saiu a sequela "Debaixo De Olho 2" novamente realizado por John Badham, e com Estevez e Dreyfuss a recuperarem os seus papéis, desta vez acompanhados por Rosie O'Donnell. Apesar de não ser creditada, Madeleine Stowe também aparece como Maria McGuire na sequela. 

Trailer:





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...