quarta-feira, 6 de junho de 2012

Flintstones, Os (1960-1966)


A premissa da sitcom animada "Os Flintstones" é simples: retratava o quotidiano de uma família da classe média, ambientada numa Idade da Pedra alternativa, em que homens conviviam com dinossauros domesticados e outros animais pré-históricos, enquanto usam tecnologias ou costumes modernos, mas adaptados a esse passado alterado. Um dos exemplos mais recordados é o gira-discos tocado pelo bico de uma ave, os jornais em placas de pedra, os carros que funcionam com os pés dos condutores, etc.

A inspiração directa para "Os Flintstones" foram a sitcom The Honeymooners (1955-1956) e a animação Stone Age Cartoons (1940). O estúdio que produzir foi o clássico Hanna-Barbera ( responsável pelos sucessos Tom e Jerry, The Jetsons, Jonny Quest, Scooby Doo, etc). O nome original da série era "The Flagstones", mas foi mudado para evitar confusão com os personagens de uma banda desenhada.
A família Flintstone, a encarnação de uma típica família norte-americana de classe média, era chefiada pelo  Fred Flintstone, operário, casado com Wilma e pai da jovem Pedrita (Pebbles), personagem que nasceu mais tarde quando a série mudou o foco do público exclusivamente adulto (patrocinada pelos tabacos Winston, que incluia anúncios dos personagens a fumar cigarros da marca. Veja aqui.) para o publico mais jovem (fase patrocinada pelos sumos Welsh's).


"Yabadabadoo" é o grito "imagem de marca" do trapalhão e comilão Fred Flintstone. Além da sogra de Fred, outra parte importante da família é Dino, o dinossauro de estimação. Além do dinossauro, também têm um tigre dentes-de-sabre, Baby Puss. Os melhores amigos do casal são os seus vizinhos Barney Rubble (companheiro de tropelias de Fred) e Betty Rubble, que mais tarde adoptam Bambam (Bamm-Bamm), deixado à porta da sua casa.
Da esquerda para a direita: Fred Flintstone, Dino, Wilma, Pedrinha, Bambam, Betty e Barney.

O familiar tema musical, "Meet the Flintstones", só começou a ser utilizado na terceira temporada. A série terá sido a primeira animação americana a mostrar um homem e uma mulher a dormir na mesma cama,e também a primeira a ser nomeada para um Emmy (1961).

Genérico inicial e final:

"Meet the Flintstones" versão B52's:
A série original dos 60, da "família moderna da Idade da Pedra" deu origem a várias outras séries relacionadas, filmes e especiais televisivos [ver lista] e até dois filmes em imagem real: The Flintstones (1994) e a prequela "The Flintstones in Viva Rock Vegas" (2000).

Segundo a Wikipédia está previsto para 2013 a estreia de um remake, uma nova versão da série, agora desenvolvida por Seth MacFarlane, o criador de "Family Guy" e "The Cleveland Show".

A série já foi cromada:

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...