domingo, 11 de novembro de 2012

As Crianças da Montanha de Fogo (1979)


Esta série será a principal responsável pelos meus frequentes pesadelos com vulcões em erupção, que tive ao longo da infância. Isso e talvez o facto que perto da minha terra existir um monte com um formato de vulcão (pelo menos para a minha mente juvenil). Durante anos de pesquisa pela Internet, pouco consegui saber, também, a minha única lembrança é que envolvia um vulcão na Nova Zelândia e jovens! 
Mais concretamente, foi assim que em 2006 pedi ajuda no "Fórum do Mistério Juvenil":
"Alguém se lembra de uma série que - julgo - passou na RTP 1 ou RTP 2 (acho foi anterior às TVs privadas) passada numa aldeia perto de um vulcão na Nova Zelândia, numa área altamente florestada e creio k até havia um lago. Uns quantos miúdos andavam sempre em aventuras. Ando há anos pela Net a tentar descobrir o nome desta série ou mini-série (talvez seja Australiana...)"

Desde essa altura, não tinha descoberto nada, até que por acaso encontrei este artigo no excelente site espanhol: "Somos Ochenteros" - "Los Niños de La Montaña de Fuego". Que me conduziu a este artigo "Clubpoopmobile" e ao nome original da série: "Children of Fire Mountain", literalmente "As Crianças da Montanha de Fogo". Apesar de não encontrar informação em português sobre a série, creio que foi exibida na RTP, porque passou na TVE em 1980, e nessa altura tinha apenas 1 ano de idade,e  não me iria lembrar dela. Ou talvez tivessem usado um título diferente da tradução do original. Algum dos nossos leitores tem uma memória mais clara que a minha?

Os créditos iniciais e excerto de um episódio:




Esta mini-série de época (inicio do séc. XX), made in Nova Zelândia, teve uma temporada, constituída por 13 episódios, realizados por Peter Sharp. No começo da série, Sir Charles Pemberton (Terence Cooper, que por este papel venceu o Feltex Television Awards para Melhor Actor), um aristocrata inglês, viaja para a Nova Zelândia por motivos de saúde. Consigo viaja também a sua neta  Sarah Jane (Rachel Weston). Sir Pemberton decide aproveitar as águas medicinais e construir um hotel/spa em terra indígena, contra o desejo dos Maori, que têm uma cultura muito ligada à natureza e um ancião maori, Te Pourini (Tamahina Tinirau) adverte que o vulcão irá explodir em retaliação. Para aumentar os conflitos entre os colonos brancos e os Maori, Doomey Dwyer (Martyn Sanderson), o vilão da série, que tem uma destilaria ilegal, vende bebida aos Maori. O grupo de "heróis" era constituído pelos jovens Tom (Paul Airey), Davie (Ian Narev), Hema (Ross Duzevich) e Kir (Melissa-Aroha Baker), que tentam trazer Dwyer à justiça. Depois da hesitação inicial, Sarah Jane pode juntar-se ao grupo e torna-se amiga de Tom. O vulcão, a "montanha de fogo" do título, só entra em actividade perto do final. Encontrei os episódios no Youtube, mas não sei se vou rever, não me apetece voltar a ter pesadelos com vulcões... talvez seja melhor ficar no passado!

Actualização: Entretanto, as minhas investigações levaram-me a uma série com o título "As crianças da montanha", exibida aos Domingos de manhã, entre 6 de Janeiro e  7 de Abril de 1992, totalizando no entanto 16 episódios, contrariando todas as fontes em inglês da série, que referem apenas 13 partes. Repetição de episódios, engano da programação? Foi substituida por uma série australiana, "Adventures on Kythera".

Alguns screenshots de episódios da série [Fonte: The Wild Boys]:





No Youtube é possível ver os episódios: Youtube: Children of Fire Mountain.

Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...