sexta-feira, 17 de outubro de 2014

TransBot (1986)


Ok, robots que se transformam? Não podia resistir a publicar esta sugestão do leitor Tomás Simões, "TransBot".
Creio que nunca joguei, mas  a ilustração da capa (abaixo) não me é estranha, talvez o tenha visto nalgum catálogo de consolas...  Obviamente inspirado pela franquia do meu coração - Transformers - este jogo tenta capitalizar no sucesso global da série animada e das action figures. 

No entanto, não convem esquecer que antes do sucesso dos Transformers, no Japão já existiam vários exemplos de robots que se transformam. No pais do Sol Nascente, o jogo "TransBot" foi intitulado "Astro Flash" ( e publicado em 1985).
Foto: Retro Video Gaming
Gosto bastante da ilustração do jogo japonês, na sua versão em cartão (acima). O jogo em si é um shoot'em up de scroll lateral (Gradius, R-Type, etc). Basicamente, consiste em destruir naves inimigas que surgem no lado do ecrã.

A versão portuguesa do jogo para a consola Master System:

A caixa nacional tem uma boa sinopse da história e objectivos a alcançar:
"Tu estavas num abrigo subterrâneo quando a guerra nuclear começou, no ano solar de 2XXX, e por isso sobreviveste!
Agora, tu e os outros sobreviventes sonham em reconstruir a Terra, mas o pesadelo ainda não acabou...

Um terrível monstro, produto da antiga sociedade tecnológica, está a criar um império com uma ambição: dominar o planeta! Este ditador é, nada mais, nada menos, que um computador com inteligência artificial chamada Daluas.

Mas nem tudo está perdido. Acabou de ser desenvolvida a CA-214, uma arma muito poderosa e o único meio de enfrentar Daluas. Porém, só há uma pessoa capaz de a usar: Tu! O que esperas? A terra precisa de ser salva, custe o que custar!"

Capa e texto portugueses estão no site SMS Power, onde podem ver as capas de outras versões do jogo: Transbot/Astro Flash - também conhecido como Nuclear Creature: "SMS Power - Scans".

Um vídeo com o decorrer do jogo. É possivel encontrar outros no Youtube:




 E parece que os Transformers não foi a única franquia que forneceu "inspiração":
Não é um AT-ST da Guerra das Estrelas?

E cá está a nave transformada em robot:


Podem jogar online no site Game Oldies: "TransBot - Sega Master System". Obrigado novamente ao Tomás Simões pelo link!


Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".



Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...