terça-feira, 4 de novembro de 2014

"Don't Speak" No Doubt (1996)

por Paulo Neto

Há músicas que marcam certos períodos da nossa vida. Por exemplo, a primeira coisa que penso quando no meu 11.º ano de escolaridade, é de uma memória de uma visita de estudo a Sintra, numa visita guiada sobre um capítulo de "Os Maias", que estudávamos na altura nas aulas de Português. O autocarro estava sintonizado na Antena 3 (que logo desde a sua génese em 1993 tornara-se a estação de rádio obrigatória para quem foi adolescente nos anos 90) e quando tocou "Don't Speak" dos No Doubt, quase toda a turma cantou em uníssono: "You and me we used to be together, everyday together, always..."




Os No Doubt formaram-se em 1986 em Anaheim na Califórnia. Depois de perderem os dois primeiros vocalistas, o primeiro por suicídio e o segundo por ter decidido casar-se, Gwen Stefani, então com 18 anos, foi promovida de cantora de coro a vocalista principal. O primeiro álbum com o nome da banda surgiu em 1992 sem causar grande impacto, embora tenha recebido boas críticas devido à sua revitalização das sonoridades ska-punk. Seguiu-se em 1995 "The Beacon Street Collection" editado num editora independente.



Por fim em 1996, o álbum "Tragic Kingdom" colocou-os no mapa. Apesar de Eric Stefani, irmão de Gwen, ter estado presente ao longo da composição e gravação do álbum, ele acabou por deixar a banda para aceitar um trabalho na equipa de animação de "Os Simpsons". Daí que desde então a formação definitiva dos No Doubt se tenha fixado em Gwen Stefani, o baixista Tony Kanal, o baterista Adrian Young e o guitarrista Tom Dumont.



O primeiro single "Just A Girl" conseguiu algum sucesso internacional, seguindo-se depois "Spiderwebs". Mas foi com a balada "Don't Speak" que os No Doubt se elevaram à categoria de estrelas globais e Gwen Stefani se tornou um ícone.
Como é sabido, a canção fala do fim do namoro semi-secreto de sete anos entre Gwen Stefani e Tony Kanal. O videoclip recriava uma cena verídica, em que a banda fez uma sessão fotográfica para a revista Spin, supostamente para que todos aparecessem na capa, mas a revista acabou por ir às bancas somente com Gwen na capa. Alegadamente este episódio e outros momentos de tensão que a banda experimentou durante os primeiros laivos de sucesso e exposição levaram os No Doubt quase à beira da ruptura nos dias antes da filmagem do videoclip (que ganhou o Prémio MTV de "Melhor Vídeo de Grupo" em 1997), pelo que todos consideraram a rodagem do mesmo como uma terapia. 

  

Quando "Don't Speak" foi editado, o sucesso não se fez esperar alcançando o 1.º lugar dos tops em países como Reino Unido, Austrália, Irlanda, Holanda, Dinamarca, Suécia, Canadá, Noruega, Suíça e Nova Zelândia. Como tal, as vendas do álbum "Tragic Kingdom" dispararam e os singles anteriores foram re-editados com ainda mais sucesso, com "Just A Girl" a tornar-se desde então uma das canções ilustrativas dos anos 90, obrigatória em cada festa temática dedicada a essa década.


Os No Doubt continuaram o sucesso nos álbuns seguintes, nomeadamente com "Rock Steady" de 2002. Gwen Stefani iniciou uma igualmente bem-sucedida carreira a solo em 2004 mas em 2012, a banda reuniu-se para o álbum "Push And Shove". Os No Doubt apenas passaram por Portugal uma vez, em 2000, para actuar no programa "Herman SIC" onde quem se destacou foi o baterista Adrian Young que actuou completamente nú no programa.



Para terminar, mais um episódio que envolvendo "Don't Speak" que retive na memória. Eu estava a ver o videoclip no "Top +", quando o meu pai entrou na sala e ficou a ver também. A certa altura, ele perguntou: "Esta é nova canção da Madonna não é má!"    

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...