quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

O Ás do Espaço (1965-1966)


"O Ás do Espaço" é a adaptação para anime do manga "Uchū Ace" ("Space Ace") publicado por Tatsuo Yoshida entre 1964 e 1966. Por seu lado, a versão animada começou logo a ser emitida em 1965, aidna durante a publicação do manga (3 capas na imagem do topo), acontecimento ainda comum do Japão. No Brasil, também foi emitido com o nome "Ás do Espaço".

Consegui confirmar que passou nos ecrãs nacionais em 1990 por altura do Natal, na RTP2 dentro da rubrica "Agarra o 2", num Sábado à hora de almoço. Mas aparentemente terá sido uma exibição esporádica, apesar de estar indicado como o 13º episódio. Falando nisso, a série - realizada por Hiroshi Sasagawa -  foi composta de 52 episódios. Outros detalhes técnicos: "A.N.N. - Space Ace".

Genéricos de Abertura de "O Ás do Espaço":


Mais uma variação do mito do Super-Homem, um alienígena bondoso chega à Terra para defender o planeta dos invasores de más intensões, com a ajuda de um anel voador que serve de transporte e arma. Até o olho menos atento reparará nas semelhanças visuais entre este "Ás do Espaço" e o "Astro Boy" (manga de 1952 a 1968, e a primeira versão de anime de 1963) de Osamu Tezuka, o "Walt Disney" japonês. Apesar disso, Yoshida está por trás de outros êxitos como "Speed Racer" ("Mach Go Go Go"), "Gatchman" (que passou em Portugal como "Esquadrão Águia", uma das versões americanas da franquia) ou "Casshan" (que deu origem ao interessante filme de imagem real "Casshern").






Como sempre, o leitor pode partilhar experiências, corrigir informações, ou deixar sugestões aqui nos comentários, ou no Facebook da Enciclopédia: "Enciclopédia de Cromos". Visite também o Tumblr: "Enciclopédia de Cromos - Tumblr".

Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...