terça-feira, 30 de agosto de 2016

Global GUTS (1995)

por Paulo Neto

Gosto muito quando de repente abre-se uma porta na minha memória e lembro-me de algo de que há muito eu me tinha esquecido e que serve para um texto aqui no blogue. Desta vez foi durante os últimos Jogos Olímpicos que lembrei-me, vá-se lá saber como, de um programa dos anos 90 que era um misto de "Jogos Sem Fronteiras" e "Gladiadores Americanos" em que participavam miúdos de diversos países, incluindo Portugal.





Após alguma pesquisa, descobri que o tal programa era "Global GUTS" e tratava-se de uma spin-off internacional de "Nickelodeon GUTS", que como o nome indica era produzido pelo famoso canal infantil americano. O programa começou em 1992 apenas com concorrentes americanos, sendo que dois deles tornar-se-iam famosos: A.J. McLean que faria parte dos Backstreet Boys e Mike Vogel que tornar-se-ia actor, entrando em filmes como "O Massacre do Texas", "Quatro Amigas e um Par de Calças" e "Blue Valentine". A apresentação estava a cargo de Mike O'Malley (hoje mais conhecido pelo seu papel como o pai de Kurt em "Glee") e da britânica Moira Quirk, que também desempenhava a função de arbitragem.

Moira Quirk e Mike O'Malley



Após a participação de alguns concorrentes britânicos na terceira temporada de "Nickelodeon GUTS", a quarta temporada foi uma versão internacional onde participaram concorrentes de onze países. Para além de Portugal e Estados Unidos, os outros países eram Alemanha, Espanha, Israel, México, Reino Unido, Rússia, Ucrânia, Geórgia e Cazaquistão, sendo que os concorrentes destes quatro últimos países jogavam no âmbito de uma equipa da Comunidade de Estados Independentes, nome pelo qual era designado o conjunto dos países da União Soviética nos anos seguintes à dissolução da mesma. Todos os episódios de "Global GUTS" (32 no total) foram gravados entre 12 de Julho e 25 de Agosto de 1995 nos Universal Studios em Orlando, na Flórida e exibidos nos meses seguintes em cada um dos países intervenientes. No caso de Portugal, os 12 programas com a participação de concorrentes portugueses foram exibidos na SIC no "Buéréré", creio que aos sábados de manhã, no âmbito de uma parceria que então a SIC tinha com a Nickelodeon para a sua programação infantil, com o sub-título "Mostra O Que Vales". José Figueiras foi o apresentador português que fez a cobertura do programa, assegurando os comentários em português e as entrevistas aos concorrentes nacionais.  





Em cada programa, havia três concorrentes, de países diferentes e de ambos os sexos (dois rapazes e uma rapariga ou duas raparigas e um rapaz), vestidos de azul, vermelho e roxo. Em cada programa disputavam-se cinco jogos. Os quatro primeiros iam variando a cada programa e tratava-se de variações de desportos existentes. Por exemplo, rematar bolas que caíam dentro de um tubo para dentro de uma baliza, defender uma baliza de bolas que iam sendo disparadas por canhões, fazer salto em altura ou encestar bolas de basquetebol com ajuda de uma corda de bungee-jumping, percorrer uma piscina de ondas num barco de borracha ou em cima de uma prancha, ou fazer uma corrida cheia de obstáculos à volta da pista. No fim de cada jogo, o primeiro classificado ganhava 300 pontos, o segundo 200 e o terceiro 100.




O quinto e último jogo era o mesmo em  todos os programas, o Super Aggro Crag (em português a Super Montanha) em que cada um dos três concorrentes tinha um percurso diferente mas idêntico para subir de mais 9 metros de altura e pelo caminho não só tinham que acender várias luzes (tendo que voltar atrás caso deixassem alguma por acender) e passar por vários obstáculos pelo caminho como fumos, tremores e avalanches de bolas. O vencedor deste jogo ganhava 725, o segundo 550 e o terceiro 375.




E porque é que ao ver os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, eu lembrei-me do "Global GUTS"? Porque no final de cada programa, havia uma cerimónia de entrega de medalhas ao estilo dos Jogos Olímpicos, onde o terceiro classificado recebia uma medalha de bronze, o segundo uma medalha de prata e o primeiro uma medalha de ouro e um troféu, enquanto o hino nacional do país do vencedor era tocado. Por fim os três concorrentes davam uma volta à pista com as bandeiras dos seus países.
Eis aqui um vídeo dos diferentes hinos nacionais enquanto o vencedor recebe a medalha de ouro e o troféu.




Pelo que pude apurar, os doze concorrentes portugueses foram seleccionados através do Corpo Nacional de Escutas, sendo todos eles pertencentes a grupos de escuteiros da região de Lisboa. Foram acompanhados pelos seus dirigentes Carlos Leitão e Ana Canas Leitão.

Mike O'Malley entrevista a portuguesa Ana Cristina Figueiredo

Eis os nomes dos doze concorrentes portugueses, os seus nicknames no programa e os seus respectivos adversários:
- Ana Cristina Figueiredo "Winner" (Angel - Espanha, Alexey - Rússia)
- Ana Gouveia "Nika" (Ambar - México, Roy - Israel)
- Ana Martins "Magic" (Adam - Reino Unido, Mayalen - México)
- Ângela Almeida "Eagle" (Iris - Alemanha, Jeremy - Estados Unidos)
- Bruno Mendes "Bruiser"(Julia - Espanha, Mario - Mexico)
- Filipe Miranda "Boulder" (Alba - México, Matt - Estados Unidos)
- Hugo Amaral "Amazing" (Ana - Israel, Julia - Alemanha)
- Magda Cruz "Missile"  (Holger - Alemanha, Sandra - Espanha)
- Nuno Correia "Wasp" (Michal - Israel, Melanie - Reino Unido)
- Pedro Silva "Panther" (Carmen - Espanha, Paul - Estados Unidos)
- Ricardo Miranda "Elastic Man" (Irina - Rússia, Rachael - Reino Unido)
- Rita Almada Guerra "Warrior" (Arnold - Ucrânia, Marcia - EUA)

Apenas um concorrente português, Filipe Miranda, conseguiu ganhar uma medalha de ouro, superiorizando-se a uma mexicana e um americano. Portugal ganhou também cinco medalhas de prata e seis de bronze. Os Estados Unidos foram o país com mais medalhas de ouro (8), seguindo-se México (7), Reino Unido (6), Alemanha e Israel (4) e Espanha (2). Nenhum concorrente dos países da Comunidade de Estados Independentes ganhou uma medalha de ouro. Dois concorrente israelitas conseguiram ganhar os cinco jogos do seu respectivo programa e alcançar a pontuação máxima de 1925 pontos.
Em 2008, houve uma spin-off do programa nos Estados Unidos intitulada "My Family's Got GUTS".



Pelo que pude rever, tratava-se de um programa bem interessante, que promovia a actividade desportiva de forma divertida e que podia ser recuperado nos dias de hoje. Existem diversos vídeos no YouTube e/ou no Dailymotion com vários episódios de "Global GUTS" e consegui encontrar dez programas com concorrentes portugueses, mas apenas um na versão portuguesa, em que participou Pedro Miguel Silva, que o próprio disponibilizou no YouTube.


E penso que se impõe também disponibilizar aqui o programa da única vitória portuguesa, através de Filipe Miranda, que no YouTube está disponível em três partes.










Vídeo sobre os bastidores do programa


Outro vídeo de bastidores produzido pela equipa de produção britânica
ao som de "Never Forget" dos Take That.
(Aliás todos os programas deviam terminar com essa canção!)








Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...