terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Festival RTP da Canção de 1982

por Paulo Neto

Numa altura em que decorre o Festival da Canção deste ano, tempo para recuar 35 anos atrás e recordar o 19.º Festival RTP da Canção que teve lugar a 6 de Março de 1982 no Teatro Maria Matos, precisamente na véspera do dia em que a RTP completava 25 anos de emissões.
Eu não me recordo deste Festival na altura em que foi exibido, até porque na altura eu nem sequer tinha ainda completado dois anos de vida, mas vi há uns anos atrás quando foi transmitido da RTP Memória e achei uma edição bastante interessante pois teve a sua boa dose de cromice típica dos anos 80 e por onde passaram vários nomes ainda hoje conhecidos.


Alice Cruz e Fialho Gouveia


Foram doze as canções que foram apresentadas no Maria Matos para a selecção de qual seria aquela que iria representar Portugal no Festival da Eurovisão de 1982, que nesse teria lugar na pequena cidade inglesa de Harrogate  e talvez por isso, houve a actuação especial de um grupo britânico de bailado moderno de nome Wall Street Crash. A condução do momento das votações esteve a cargo de Alice Cruz e Fialho Gouveia, mas como já falei aqui antes, a apresentação das canções esteve a cargo de uma dupla absolutamente mítica: o Agostinho e a Agostinha, os companheiros da pinga lendariamente interpretados por Camilo de Oliveira e Ivone Silva no "Sabadabadu".

Ivone Silva e Camilo de Oliveira...
ou melhor Agostinha e Agostinho

Antes de cada canção, a parelha ébria cantava uma versão do seu famoso tema onde conseguiam encaixar o título da canção, o intérprete, o autor e o compositor, para além do refrão do tema ter sido adaptado para o evento que agora ficava assim:

Ai Agostinho, ai minha amiga
Ai o gostinho de uma cantiga
Olha a audiência do Festival
Uns dizem bem, outros mal
Olha a audiência que a gente tem
Uns dizem mal e outros bem
Isto é que vai uma festa
Isto é que vai uma festa

Dada a histórica popularidade da canção vencedora, eu estava convencido que tinha sido uma vitória incontestada, mas na verdade foi um dos Festivais mais disputados de sempre com a liderança a mudar algumas vezes de mãos e destacando-se três canções nessa disputa. Mas primeiro vamos falar das outras nove.

Isa
Joana

Nos anos 80, pelos palcos do Festival da Canção passaram diversas cantoras de apenas um nome das quais pouco ou nada se soube desde então. (Por exemplo, Sofia e Tessa em 1983, Marisa em 1984, Eduarda em 1985, Glória e Nené em 1987.) Em 1982, duas dessas cantoras de um nome só foram Isa e Joana. A primeira cantou um "Sonho A Dois" mas ficou em último lugar, a segunda deu voz a um "Amor Português" que ficou em sétimo lugar. (Actualização: Joana participou também no Festival do ano anterior como parte do duo Joana e Pedro interpretando "Amor Em Agosto")




Houve uma terceira jovem cantora de um nome só, mas essa viria a ser bem mais conhecida por outro nome. Pois a Fernanda que interpretou o tema "Vai Mas Vem" é aquela que agora conhecemos como Ágata. Na altura, ela já não era uma desconhecida uma vez que tinha integrado as Cocktail no fim da década de 70. Mais tarde, substituiu Lena Coelho nas Doce durante a gravidez desta antes de, ainda nos anos 80, dar os primeiros passos na carreira sob o nome de Ágata, alcançando o sucesso que se conhece na década seguinte. A audição da canção que cantou no Festival de 1982, que ficou em 10.º lugar, poderá surpreender aqueles que só conhecem o repertório de Ágata pós-"Perfume de Mulher".




Marco Paulo regressou ao Festival nesse ano, quinze anos após a sua primeira participação, com o tema "É O Fim Do Mundo". Infelizmente não foi dos melhores momentos do consagrado repertório de Marco Paulo e foi para o fim da tabela, para o 11.º e penúltimo lugar.

Bric A Brac

Os Bric A Brac eram presença regular no Festival da Canção desde 1977. 1982 foi o ano da quarta e derradeira participação do grupo formado então por Manuel José Soares, Isabel Soares, Cristina Águas e Jorge Barroso com o tema "Tudo Tim Tim Por Tim Tim", com uma animada sonoridade disco-sound que ganhou o prémio de melhor orquestração, que esteve a cargo de Armindo Neves. E destaque, embora não pelos melhores motivos, estiveram as vestimentas dos membros femininos do quarteto, que pareciam estar vestidas com papel de embrulho em cima e em papel de alumínio em baixo.

SARL

Os SARL, grupo formado por Carlos Aberto Moniz, Samuel e Pedro Osório, tinha trazido um toque de irreverência ao Festival da Canção em 1979 e 1980 com os temas "Uma Canção Comercial" e "Self Made Man", mas a última participação do grupo foi com uma canção mais convencional "Quero Ser Feliz Agora", que ainda assim obteve um honroso quarto lugar.

Dina

Depois de ter sido uma das revelações do Festival de 1980, Dina estava de volta ao certame e desta vez em dose dupla pois interpretou duas canções: a balada "Em Segredo", escrita por Tozé Brito, que ficou em oitavo lugar e o mais animado "Gosto Do Teu Gosto", letra de António Pinho e música da própria Dina, que chegou a liderar no início das votações mas que acabaria por cair para o sexto lugar. Ambas as canções foram incluídas no seu álbum de estreia "Dinamite". Claro que dez anos mais tarde, Dina regressaria ao Festival de forma triunfante.

Broa De Mel

Um tom mais divertido marcou a participação dos Broa De Mel com o tema "Banha De Cobra (Estica E Não Dobra)". Também com um título destes, só podia. A canção interpretada pelo casal José Carlos e Maria José Gorgal, que ainda hoje continua junto na música e no amor, obedecia à estrutura de canções como "Sobe Sobe Balão Sobe", onde quando se chega ao refrão já não mais se sai dele até ao fim. O resultado acabou por não ser tão banha de cobra quanto isso, com um respeitável quinto lugar. Os Broa De Mel participariam novamente no Festival do ano seguinte com uma canção bastante diferente.

Alexandra

Quanto às três canções que disputaram a liderança e que terminaram no pódio. O terceiro lugar foi para "Até Amanhecer" interpretado por Alexandra. A cantora de "Zé Brasileiro Português De Braga" defendeu magistralmente a balada com o talento que lhe é reconhecido, mas infelizmente o look com que ela se apresentou em palco era tipicamente anos 80 no seu pior: do penteado juba de leão ao vestido de boneca espanhola passando pela maquilhagem carregada.

Cândida Branca-Flor

Cândida Branca Flor falhou a vitória por muito pouco, somente seis pontos, mas deixou uma canção que ficou para a história. Mais um exemplo do génio criativo de Carlos Paião, as "Trocas E Baldrocas" permanecem ainda na boca de muita gente e um marco na carreira da artista, infelizmente falecida em 2001. "São trocas e baldrocas, altas engenhocas, que eles sabem inventar. São palavras loucas, faz orelhas moucas, não de te deixes enganar". Os elementos masculinos do coro estiveram em destaque, quer na parte quase em rap que eles rosnavam "são só trocas e baldrocas que sabemos inventar, são só trocas e baldrocas, não te deixes enganar" quer quando levavam estaladas dos elementos femininos.

Doce

Mas a vitória acabou por sorrir às Doce, com outra canção que ficou prontamente gravado no disco rígido de todos aqueles deste rectângulo à beira-mar plantado. A nossa mítica girlband dos anos 80 concorria pelo terceiro ano consecutivo e depois dos fatos de super-heroínas em 1980 com que interpretaram o tema homónimo e os de odaliscas em 1981 para o igualmente clássico "Ali Babá", foram vestidas de mosqueteiras que Fá, Laura, Lena e Teresa ganharam o Festival cantando o "Bem Bom" que era um amor que dura pela uma da manhã, duas da manhã e por toda a madrugada fora.


Carlos Paião, que vencera no ano anterior com o não menos mítico "Playback", entregou às Doce o troféu da vitória. Semanas mais tarde, seriam elas a abrir o desfile de canções no Festival da Eurovisão em Harrogate.




Por fim, queria agradecer ao site Festivais da Canção por toda a informação e algumas das imagens aqui utilizadas. Para quem se interessa pela história do Festival da Canção, é um site absolutamente imperdível. 

Actuação "Bem Bom" Doce:




Actuação no Festival da Eurovisão 1982:



Videoclip:





Se gostou, Partilhe: »»

Save on Delicious

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...